TranspoQuip traz novidades para operadoras de ônibus

A 7ª edição do TranspoQuip Latin America, evento de infraestrutura para transportes multimodal, que acontece entre os dias 28 e 30 de outubro no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo (SP), traz uma série de novidades para a mobilidade urbana na capital paulista. Uma delas é do Grupo Digicon, embaixador no evento, que apresentará o validador eletrônico DG Smart, que faz o reconhecimento facial dos usuários na catraca do ônibus, evitando que sejam cometidas fraudes.

A nova tecnologia vai equipar a maior parte das operadoras de transporte urbano de São Paulo até janeiro de 2015. De acordo com Hélgio Trindade Filho, diretor da divisão de Mobilidade Urbana da Digicon, parte da frota da SPTrans já está operando com o novo sistema. “A mudança vai impactar positivamente o transporte público da capital paulista, pois permitirá redução de fraudes nas utilizações dos cartões de Bilhete Único. O DG Smart vem equipado com uma câmera que possibilita a verificação dos passageiros que possuem benefícios (descontos ou gratuidades), comparando as fotos previamente cadastradas com aquelas realizadas no momento da validação.

Outra tecnologia em destaque é o Sistema de Controle Adaptativo de Trânsito em tempo real, o chamado SCATS. A solução permite alterar automaticamente os períodos em que os semáforos estão verdes, conforme a aproximação de veículos em cruzamentos. A ação ocorre com o auxílio de detectores virtuais equipados com câmeras de vídeo. Um dos casos mais recentes e positivos de utilização da tecnologia foi na cidade de Recife. Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o município obteve melhorias no desempenho das suas vias graças a essa tecnologia. Na avaliação técnica houve aumento médio na velocidade operacional dos veículos, de até 200% em alguns casos. Além disso, a população, de forma intuitiva, percebeu a mudança entre os regimes de gestão semafórica a que estava submetida a via. O SCATS também está presente em cidades como Osasco (SP), Vitória (ES), Cabo de Santo Agostinho (PE), São José dos Campos (SP) e Belo Horizonte (MG).

O Parquímetro Street será outro destaque no Expo Parking, que ocorre simultaneamente à TranspoQuip/2014. A tecnologia para gerenciamento de vagas está presente em mais de 50 municípios de nove estados do País, com mais de 3 mil equipamentos em operação. Entre as capitais, Florianópolis, Vitória e Rio Branco já adotaram esta solução. Uma das mais recentes inovações do parquímetro é o teclado alfanumérico, que permite informar, por exemplo, a placa do veículo e vaga utilizada. “O parquímetro também opera com energia solar e regula num período máximo de horas configurável a ocupação da vaga e as formas de pagamento. É possível monitorar de forma remota, via celular, transmitir informações de arrecadação, alarmes operacionais de troca de papel e coleta de valores ao sistema centralizado pela Internet”, completa Trindade.

- Publicidade -