Na última segunda-feira (8) a Anfir (Associação dos Fabricantes de Implementos Rodoviários) divulgou os números do setor para o ano de 2017.
Assim como entre os caminhões, o mercado de implementos também viu alta para a voltada a veículos pesados e baixa entre os modelos semipesados e leves. De acordo com a associação, foram emplacados um total de 60,4 mil unidades em 2017, representando uma retração de 2,42% em comparação a 2016.
Enquanto o segmento leve puxou o desempenho negativo com um total de 35,5 mil unidades (queda de 8,35% em relação a 2016), o segmento pesado apresentou alta de 7,51%, para 24,9 mil unidades.
Entre os destaques do segmento pesado no ano passado estiveram tanques de alumínio, baú de carga geral, baú lonado e frigorífico. Em leves, as maiores perdas foram nas carrocerias betoneira, basculante e baú lonado.
2018 de recuperação
Os emplacamentos de implementos rodoviários deverão crescer cerca de 15% este ano, puxados pela expectativa de alta entre 2% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB), alavancando principalmente o segmento leve.
“O avanço do segmento pesado é o prenúncio da recuperação [econômica], que não parece ser apenas um soluço, mas um crescimento sustentável. Agora, em 2018, a melhora deve se espalhar em leves”, avalia o presidente da Anfir, Alcides Braga.
Segundo Braga, a indústria teria a capacidade de retomar sem sobressaltos uma produção de aproximadamente 100 mil unidades. Cerca de 60% dos emplacamentos são de leves, enquanto o restante é de pesados. Com a expectativa de recuperação, ele diz acreditar que o setor recupere um nível de capacidade instalada de cerca de 50% ao longo de 2018, uma melhora ante os 70% recentes de ociosidade. “Podemos retomar um patamar de vendas na casa das 100 mil unidades até 2020, se mantivermos esse ambiente de recuperação econômica”, pondera.