ZF apresenta seu portfólio em sistemas de propulsão marítima na Brasil Offshore 2013

A ZF participa da Brasil Offshore, Feira e Conferência da Indústria de Petróleo e Gás, que será realizada entre 11 e 14 de junho, na cidade de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro. O município é responsável por mais de 80% da exploração offshore do Brasil, e a ZF apresentará seu portfólio de sistemas de propulsão marítima capaz de atender às exigências das operações do setor.

Por meio de soluções que estarão expostas no stand do Grupo ZF, serão apresentados o sistema para reversores AutoTroll (utilizado em embarcações equipadas com sistema DP, ou Sistema de Posicionamento Dinâmico), os reversores marítimos ZF W1800, ZF W200 e ZF 220; os comandos eletrônicos MicroCommand e CruiseCommand; a hélice de passo fixo; seu sistema azimutal; e os tunnels thrusters Z-Drive e L-Drive. Além disso, especialistas da Divisão Marine da ZF esclarecerão visitantes e interessados sobre todas as funcionalidades dos produtos.

Produtos

A ZF disponibiliza em seus reversores o sistema AutoTroll, que permite o controle no deslizamento das lamelas proporcionando a rotação necessária da hélice para manter a embarcação em velocidades muito baixas. Este sistema é utilizado principalmente em embarcações equipadas com Dynamic Position (DP0, DP1 e DP2), equipamento fundamental para as operações offshore. O AutoTroll atende a todas as exigências de normas de regulamentadoras e não tem limite de horas para utilização.

Os tunnels thrusters Z-Drive e L-Drive são sistemas auxiliares de propulsão que aumentam consideravelmente a excelência em ações de manobra das embarcações. Há opções de tunnels thrusters com vedações de borracha, que ajudam tanto a reduzir ruídos como a facilitar a retirada dos propulsores para manutenção. Tanto o Z-Drive quanto o L-Drive oferecem a possibilidade de se fazer manutenção sem a necessidade de levar à embarcação para um píer seco.

O sistema azimutal é destinado às embarcações de apoio offshore, rebocadores portuários e pode ser utilizado em diversas aplicações comerciais. O equipamento é acionado por motores a combustão ou elétricos, e o produto pode ter um ou mais propulsores, além de possibilitar manobras muito mais seguras e ágeis devido ao giro de 360º da hélice (thruster). As potências variam de 245 a 3.672 hp.

A hélice de passo fixo ZF FPP (“Fixed Pitch Propellers”) pode ser instalada em embarcações variadas como iates, ferry-boats, lanchas de patrulha policial e barcos de pesca. Em seu portfólio de hélices, a ZF oferece uma maior flexibilidade para o cliente escolher o tamanho ideal para seu projeto. O produto é feito por meio do sistema tecnológico CAD-CAM, um conjunto de softwares capaz de fazer projetos “sob medida”, devido à vasta possibilidade de escolhas do número de pás, diâmetros, alturas, áreas de atuação da hélice e formatos das lâminas, bem como diversas opções de inclinação e espessura das lâminas da hélice.

O reversor marítimo ZF W1800 é para aplicações de instalação vertical, e oferece potência máxima de 680 hp. Ideal para aplicações em serviço contínuo, o W1800 pode ser utilizado em todos os tipos de embarcações. O reversor conta com embreagem multi-disco acionada hidraulicamente. Compatível com todos os tipos de motores e sistemas de propulsão, seu projeto e fabricação estão de acordo com as normas ISO 9001 e ISO 14001. Feita com carcaça em ferro fundido, o produto tem engrenagens cementadas, temperadas e retificadas com vida útil longa e funcionamento suave. Os rolamentos de escora do eixo de saída são projetados para suportar o máximo empuxo do hélice, tanto para frente como para trás. Seu sistema de mudança de marchas é com acionamento mecânico (cabo empurra-puxa). O equipamento é adequado para instalações de dois motores iguais (mesma relação e capacidade de torque) para rotação do eixo de saída horário e anti-horário.

O ZF W200 é um reversor de instalação vertical, que oferece uma potência máxima de entrada de 297 hp. Disponível para aplicações em serviços contínuos, entrega robustez para as mais variadas operações severas. Compatível com todos os tipos de motores e sistemas de propulsão. Compatível com todos os tipos de motores e sistemas de propulsão, seu projeto e fabricação também seguem as normas ISO 9001 e ISO 14001. Para a instalação, conta com suportes de montagem para conexão rígida com a fundação da embarcação, bem como um conjunto contra-flange para o eixo do hélice com elementos de fixação.

Entre os opcionais, estão disponíveis: tomada PTO com embreagem; conjunto resfriador de óleo com conexões; e tubos de óleo flexíveis. Assim como o W1800, a W200 é feita com carcaça em ferro fundido, o produto tem engrenagens cementadas, temperadas e retificadas com vida útil longa e funcionamento suave. Os rolamentos de escora do eixo de saída são projetados para suportar o máximo empuxo do hélice, tanto para frente como para trás. Seu sistema de mudança de marchas é com acionamento mecânico (cabo empurra-puxa). O equipamento é adequado para instalações de dois motores iguais (mesma relação e capacidade de torque) para rotação do eixo de saída horário e anti-horário.

O reversor ZF 220 não atende apenas embarcações de trabalho, mas também pode ser utilizado em aplicações com alta performance em iates de luxo, embarcações de pesca esportiva e cruzeiros rápidos. Feito para ser montado verticalmente, entrega uma potência máxima de 422 hp, sendo construído em liga de alumínio e resistente à água salgada. Outra característica é a sua compatibilidade com todos os tipos de motores e sistemas de propulsão (incluindo hidrojatos e hélices de superfície). Os rolamentos de escora do eixo de saída são projetados para suportar o máximo empuxo do hélice, tanto para frente como para trás. O equipamento é adequado para instalações de dois motores iguais (mesma relação e capacidade de torque) para rotação do eixo de saída horário e anti-horário.

Os comandos MicroCommander e CruiseCommand fazem parte da 9000 Series, linha de produtos para o controle eletrônico de navegação das embarcações. A instalação do CruiseCommand é feita através de cabos, cujo tamanho é escolhido de acordo com o projeto do barco ou navio. Há a opção do bloqueio do motor de partida, que evita arranques inesperados quando o motor não está em neutro. Destaque também para a tecnologia “Speed/Shift”, que permite ao navegador mudar em um só movimento, por questões de segurança, a direção da embarcação (de proa – frente – para popa – traseira) sem danificar o motor.

O sistema é sincronizado para manter uma rotação de motor que reduz o consumo de combustível, ruídos e vibrações. Os comandos eletrônicos também são equipados com o Autotroll, um controle eletrônico que proporciona o deslocamento de embarcações em baixa velocidade e com consumo reduzido de combustível. Já o sistema Microcommander possibilita até cinco estações de controle (manete) que podem ser montadas em qualquer lugar da embarcação. Entre as suas principais características estão o total comando em uma só alavanca, fácil transferência entre as estações, sincronização dos motores, alarme externo e indicadores audiovisuais. O sistema é aplicado em motores e reversores mecânicos.

Unidade de Negócios ZF Sistemas de Propulsão Marítima

O “braço” marítimo do Grupo ZF começou a operar no Brasil em 1995. Em 18 anos de atuação, já vendeu 25 mil reversores. Com uma planta industrial em Sorocaba (SP), a Unidade de Negócio conta com 60 colaboradores.

No Brasil, são produzidos seis modelos de reversores (de 100 a 680 hp e aplicados em operações contínuas) que podem ser financiados pelo Cartão BNDES, pois o índice de nacionalização desses produtos está em torno de 91%.

O evento

A Brasil Offshore é realizada a cada dois anos em Macaé (RJ). O evento atraiu em 2011 mais de 52.000 visitantes profissionais e 700 expositores, sendo 155 internacionais. Com mais de 10 anos de existência, o evento é organizado e promovido em conjunto pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) e SPE (Sociedade de Engenheiros de Petróleo). O objetivo da feira é a discussão de novas tecnologias de exploração e produção do mercado offshore brasileiro.

Serviço

Evento: Brasil Offshore – Feira e Conferência da Indústria de Petróleo e Gás
Data: 11 a 14 de Junho de 2013
Horário: 14h às 21h
Local: Macaé Centro, em Macaé (RJ)
Estande da ZF: X69

(LT)

Foto: Divulgação