ZF apresenta soluções para o mercado europeu em feira belga

A ZF irá demonstrar os seus produtos e soluções para o transporte público de passageiros durante a Busworld Kortrijk, feira que será realizada de 18 a 23 de outubro de 2013, na cidade de Kortrijk, na Bélgica. Uma das tecnologias será o eixo traseiro AV 133 para chassis com piso baixo.

Sua característica mais relevante é um porta-molas de alumínio, que deixa o eixo com 45 quilos, cerca de 5% mais leve que seu antecessor AV 132. Esse novo eixo pode compensar parte do peso adicional do veículo que é gerado por componentes adicionais exigidos pelo padrão Euro 6 de emissões. Até o final de 2015, a ZF planeja melhorar o AV 133 ainda mais com relação à eficiência, emissão de ruídos, e peso.

Em Kortrijk, a empresa também apresenta a versão de produção em volume de seu eixo portal AVE 130 para sistemas híbridos e ônibus completamente elétricos. Ele contém dois motores elétricos integrados, fazendo com que o sistema geral fique de 200 a 500 quilos mais leve do que todas as soluções com um motor elétrico central.

Essas inovações em produtos possuem longa tradição na ZF. Em 1983 (há exatamente 30 anos), a empresa lançou o primeiro eixo portal (que possui o eixo abaixo do centro do cubo da roda), sendo uma das pioneiras globais na tecnologia de piso baixo.

Este progresso e a extensa especialização da ZF refletem-se nos modernos eixos frontais rebaixados para ônibus e microônibus. O novo RL 82 EC complementa a família de eixos de sistema de direção da ZF, e foi projetado para receber cargas no eixo de até 8,2 toneladas – sendo uma resposta aos desafios das linhas de ônibus Euro 6. Com o RL 55 EC, a suspensão independente da ZF conquista o segmento de midibus, pois aumenta o conforto e também reduz a inclinação lateral do veículo.