60 ônibus hibrido da Volvo vão rodar em Curitiba já a partir de setembro

Por Mauro Cassane
editor do portal

A novidade já era esperada e até rodava há tempos pela Europa. Mas agora chegou ao Brasil. A Volvo mostrou na Rio+20 seu ônibus híbrido encarroçado pela Marcopolo desenvolvido e produzido no País. O veículo, movido a eletricidade e a diesel, até então era fabricado apenas na Suécia. A fábrica da Volvo, em Curitiba, é a primeira fora da Europa a produzir chassis híbridos da marca. A unidade exposta na Rio+20 é a primeira de um lote de 60 adquiridos por operadores de Curitiba.

Os 30 primeiros híbridos começam a rodar em setembro na capital do Paraná. De acordo com Marcos Valente Isfer, presidente da Urbs, Urbanização de Curitiba, “estes veículos vão circular nas linhas de alto tráfego onde os veículos percorrem pequenos trajetos a uma velocidade média de 20 km/h”. Até esta velocidade estes ônibus são movidos pelo motor elétrico, acima disto entra em ação o engenho a diesel. “Nestes trajetos temos a melhor utilização deste tipo de veículo com emissão 90% inferior a um veículo a diesel Euro 3”.

No início do ano que vem os 30 demais ônibus híbridos serão entregues aos empresários de Curitiba. Os veículos custam, em média, 50% a mais que os convencionais (cerca de 600 mil reais), mas em compensação são mais econômicos e ainda é preciso computar as vantagens ambientais que não há como se mensurar em valores mas em bem-estar. Além de tudo o hibrido da Volvo pode circular com 100% de biodisel.

Ônibus híbrido da Volvo

“Estamos muito otimistas com este revolucionário veículo. É o ônibus do futuro”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. A tecnologia Volvo permite economia de combustível de até 35% e  reduz em 90% as emissões de gases poluentes, em relação aos ônibus com tecnologia Euro 3, além de não emitir ruído em cerca de 30% a 40% do tempo de operação.

Segundo Pimenta o ônibus, por enquanto, tem 54% de componentes nacionais, mas caso a demanda cresça o índice de nacionalização “será bem maior”. O presidente da Volvo Bus não deu detalhes mas destacou que negociações estão bem evoluídas com empresários da cidade de São Paulo para a aquisição deste modelo de ônibus.

O híbrido tem dois motores (diesel e elétrico) que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é usado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até 20 quilômetros por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens. O negócio com os empresários paranaenses contou com a ajuda de uma espécia de Finame Verde com dois anos de carência e financiamento em 12 anos com taxa de juros a 5% ao ano.

A Volvo investiu 20 milhões de dólares no desenvolvimento deste projeto específico e aposta no crescimento de demanda por este tipo de ônibus mais ecológico. Por isso mesmo a apresentação foi na Rio+20, que é a grande vitrine para produtos ambientalmente corretos e também por isso a garantia das caras baterias que carregam o motor elétrico é assegurada durante os 12 anos em que os empresários vão levar para pagar o produto. Neste caso, se falhar a Volvo troca sem custo algum e durante toda a vida útil do produto.

Foto: Divulgação/ Volvo

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