Concessionárias do grupo EcoRodovias contratam grupo de refugiados

EcoRodovias contrata refugiados para trabalhar em suas concessionárias do estado de São Paulo.

Grupo de refugiados que irá trabalhar no grupo EcoRodovias. (Foto: Divulgação)

As praças de pedágio das concessionárias Ecovias e Ecopistas receberão, nos próximos dias, 12 colaboradores com hábitos, sotaques e culturas bem diferentes. São refugiados da Síria, Egito, Iraque, Iémen, Marrocos e Venezuela, que receberam capacitação específica e passaram no processo seletivo das empresas.

A iniciativa faz parte do Programa Capacitar, desenvolvido pelo Grupo EcoRodovias com o objetivo de aumentar a empregabilidade e a inclusão social de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade em cidades do entorno das rodovias administradas.

Entre os dias 1 e 13 de novembro, 15 refugiados passaram por treinamentos em parceria com as ONG’s Missão AME, Refúgio Brasil e Connection. Os primeiros módulos do curso foram aplicados pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de São Paulo. Foram ensinadas noções de atendimento ao cliente e informática. Em complemento, colaboradores da EcoRodovias passaram orientações para criar um currículo atraente e se preparar para processos seletivos. Também apresentaram um panorama sobre negócios rodoviários como os procedimentos da operação de pedágios.

Na sequência do treinamento do Capacitar, o grupo participou de processo seletivo para as concessionárias. Dos 15 refugiados, nove foram contratados para Ecopistas e três para a Ecovias. Os novos integrantes começam a trabalhar em 3 de dezembro na Ecovias e 10 de dezembro na Ecopistas.

Momento mundial

A difícil situação vivida pelos refugiados em seus países virou motivação para fazerem do Brasil um lugar de recomeço. Vindo da Síria, Hani Rawass demonstrou, desde o início do curso de capacitação, muito entusiasmo para aprender e trabalhar. “A guerra me tirou tudo, mas encontrei no Brasil um lugar para recomeçar. Sei que tenho muitos desafios para enfrentar, mas acreditem em mim e não me deem o peixe, me ensinem a pescar! Obrigado pela força! ”, afirmou Hani que foi contratado para a função operador de pedágio de Itaquaquecetuba – SP da Ecopistas.

“Capacitamos pessoas para que tenham mais chance de conseguir um trabalho. Interagir com o grupo de refugiados nesse processo nos trouxe muita satisfação, pois são pessoas muito capacitadas e dispostas a aprender. Além disso, tivemos a oportunidade de vivenciar uma rica troca cultural! ”, comenta a supervisora de Sustentabilidade da Ecovias e Ecopistas, Edelir Almeida.

- Publicidade -