Ford Europa apresenta o novo motor diesel EcoBlue

A Ford acabou de lançar a linha EcoBlue, uma nova geração de motores diesel que pretendem ser mais eficientes e menos poluentes.

940x529_MotorEcoblue

Em tempos de consciência ambiental, a Ford Europa aparece com uma grata novidade, uma nova geração de motores diesel chamada EcoBlue.

O motor 2.0 de quatro cilindros tem potência de 100 a 240 cv e seu torque na faixa de 1.250 rpm é 20% maior, comparando-se a um motor 2.2 TDCi atual, isso melhora a dirigibilidade tanto no trânsito quanto em ultrapassagens.

Além disso, o EcoBlue também tem a proposta de reduzir a emissão de substâncias nocivas no ar. Sua arquitetura reduz o atrito e produz uma queima de combustível mais limpa. Além disso, utilizando processos sofisticados de pós-tratamento dos gases de exaustão, o novo motor alcança os padrões Euro 6, que entrará em vigor na Europa em setembro deste ano. Comparado com o padrão Euro 5, ele diminui em 55% as emissões de NOx.

“Este novo motor aumenta a economia de combustível e reduz as emissões de CO2 em mais de 10%”. Afirmou Jim Farley, presidente da Ford Europa.

Entre as novas tecnologias utilizadas no EcoBlue estão o primeiro sistema de alimentação com porta espelhada da Ford para otimizar a entrada de ar no motor, um turbo de baixa inércia feito com materiais de motor de foguete para suportar alta temperatura e um novo sistema de injeção de combustível de alta pressão, mais eficiente, silencioso e preciso.

Inicialmente a novidade estará presente na linha de vans Transit, mas futuramente também irá equipar carros e veículos comerciais da marca.

Desenvolvido pela engenharia da Ford no Reino Unido e na Alemanha, o motor EcoBlue será oferecido inicialmente nas versões de 105, 130 e 170 cv para veículos comerciais. Depois, vai equipar carros de passeio da Ford e terá novas versões, incluindo uma de 1.5 litro.

- Publicidade -