Artesp apresenta projeto para instalar áreas de descanso para caminhoneiros

A proposta é de implantação de quatro áreas que tenham também postos de serviços

A ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) apresentou nesta terça-feira (24), em Audiência Pública na sede do DER, o projeto de concessão para implantação de quatro áreas de descanso para caminhoneiros com postos de serviço ao longo de todo o Rodoanel Mário Covas (SP-021). A proposta prevê a instalação de uma área em cada trecho do anel viário (Leste, Oeste, Sul e Norte). A previsão é de que a consulta pública ocorra ainda este ano.

A concessão prevê que o privado realize investimentos e mantenha a estrutura adequada e com qualidade ao longo do contrato. Além da área de descanso para os caminhoneiros e infraestrutura para abastecimento dos diversos tipos de combustíveis, os locais terão de oferecer serviços mínimos obrigatórios, como, por exemplo, apoio de borracharia, auto elétrico e mecânica, área de alimentação e loja de conveniência.

No perímetro específico das áreas de descanso para caminhoneiros haverá um pátio iluminado com segurança patrimonial 24 horas, monitoramento por câmeras, portaria para controle de entrada e saída e pontos de energia elétrica para cargas refrigeradas. Além disso, haverá tanque para lavagem de roupas, sala de descanso, refeitório, telefone público e serviço de internet gratuita.

O modelo de concessão permitirá ainda que o vencedor da licitação, além dos serviços mínimos previstos no edital, desenvolva empreendimentos com finalidade associada, como implantação de pequenos centros de compras, área para lazer, hospedagem e outras atividades capazes de gerar receita adicional.

A ideia é que o Estado disponibilize áreas para os investidores. Os terrenos identificados como aptos a receber os postos de combustíveis foram selecionadas com o trabalho desenvolvido por técnicos da Dersa, Cetesb e ARTESP.

- Publicidade -