Segundo a Anvisa, o brasileiro ingere cerca de 12 gramas de sódio por dia, sendo o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de até cinco gramas diárias. Para diminuir o consumo de sal, a Anvisa e o Ministério da Saúde lançaram a campanha “Menos Sal. Sua Saúde Agradece!”
Para a Sociedade Brasileira de Hipertensão – uma das apoiadoras do projeto – conscientizar a população para o consumo excessivo é sempre uma iniciativa positiva.
Segundo, a médica Dra. Frida Plavnik, responsável pela comunicação da Sociedade Brasileira de Hipertensão, as pessoas estão mais acostumadas a se preocuparem somente com calorias ingeridas, mas não olham os malefícios do sal, responsável pela hipertensão arterial. Ela lembra, “Da mesma forma, que a população aprendeu a olhar para a quantidade de colesterol, colesterol trans e a data de validade, que são igualmente importantes, agora a ida ao supermercado fará com que olhemos também para a quantidade de sal nos alimentos. Essas medidas são sinônimo de saúde a longo prazo e devemos incorporá-las ao nosso cotidiano.”
O sódio também pode ser encontrado na fórmula de doces, por exemplo. Um sundae de chocolate tem em torno de 336 mg, e um pacote de bolachas recheadas de chocolate tem 240 mg, refrigerantes adoçados artificialmente fornecem cerca de duas vezes o teor de sódio das bebidas adoçadas com açúcar.
Alimentos com altas taxas de sódio que fazem parte do consumo dos brasileiros merecem destaque: um pacote de 100gr de pão de queijo possui 773 mg de sódio, uma porção de 100 gr de macarrão instantâneo possui 1,516 mg e um pacote de batata chips industrializada (100gr) tem 607 mg.
Comida japonesa também não fica de fora. Cerca de 100 ml de Shoyo equivale a 5.024 mg de sódio, portanto, vale economizar na dosagem, ou pedir pela versão Light, que possui teor de sódio reduzido.