A história do ônibus no Brasil remonta ao início do século XX, acompanhando o desenvolvimento urbano e o avanço dos transportes motorizados. Os primeiros ônibus surgiram por volta de 1908, em São Paulo e Rio de Janeiro, como alternativas aos bondes, que dominavam o transporte coletivo na época. Esses veículos iniciais eram adaptações de caminhões e transportavam poucas pessoas.
Com o crescimento das cidades e a demanda por transporte público, os ônibus se popularizaram nas décadas de 1920 e 1930, marcando a transição de transporte por trilhos para o transporte sobre pneus. Durante esse período, surgiram empresas pioneiras e as primeiras linhas regulares em várias capitais.
A partir da década de 1950, com a expansão das rodovias e o aumento da produção de veículos no Brasil, o ônibus tornou-se o principal meio de transporte coletivo urbano e rodoviário. A criação de modelos específicos, como o “Jardineira” e posteriormente os ônibus modernos, acompanhou o desenvolvimento do setor.
Nos anos 1980, surgiram os sistemas de transporte coletivo mais estruturados, como o BRT (Bus Rapid Transit), iniciado em Curitiba e depois implementado em outras cidades do Brasil e do mundo, tornando-se referência em eficiência.
Atualmente, os ônibus continuam sendo um dos principais meios de transporte coletivo no Brasil, desempenhando um papel essencial na mobilidade urbana e no transporte interestadual, embora enfrentem desafios como modernização, sustentabilidade e concorrência com outros modais.