Cargo ganhará modelo com capacidade de 56 toneladas e vira aposta da Ford no mercado de extrapesados

por Leandro Tavares,
de São Paulo para o Brasil Caminhoneiro

Os próximos anos serão de muita disputa no segmento de extrapesados. Após a entrada da MAN Latin America e da Sinotruck no ano passado, agora foi a vez de a Ford anunciar que atuará nesta fatia do mercado, que movimentou quase 11 bilhões de reais em 2012 e representa cerca de 40% do total de veículos comerciais vendidos no período.

Em evento realizado nessa quarta-feira em São Paulo, a fabricante mostrou pela primeira vez um novo caminhão para o segmento de extrapesados: um Cargo com capacidade de até 56 toneladas e configurações 6×2 e 6×4. Apesar de não ser um lançamento de fato no mercado brasileiro, a Ford aproveitou a apresentação do mesmo modelo na Turquia, onde o novo caminhão também será produzido, para revelar o caminhão que deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2013.

O novo Cargo extrapesado foi desenvolvido em conjunto pelos times de design e engenharia da Ford do Brasil e da Turquia. O objetivo foi oferecer uma plataforma global, replicando nos caminhões a estratégia vista nos veículos de passeio e comerciais leves, como a Ranger. “O anúncio simultâneo nos dois países mostra o comprometimento atual e futuro da marca no setor de veículos comerciais. Este será um dos principais lançamentos do ano e representa um significativo avanço na estratégia de globalização dos veículos comerciais da marca”, diz Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil.

Embora seja um veículo global, o novo Cargo passou por testes no campo de provas da Ford em Tatuí, interior de São Paulo, e terá adaptações para a realidade das estradas do Brasil. “O Cargo compartilha do trem de força, mas com configurações específicas para o mercado brasileiro”, afirma Oswaldo Jardim, diretor de Operações de Caminhões para a Ford América do Sul.

A cabine tem um projeto que segue as linhas modernas do novo Cargo e usa a linguagem de design Kinetic da Ford para unir funcionalidade, ergonomia e eficiência aerodinâmica. A criação do seu design externo foi liderada pelo Estúdio de Design da América do Sul, com sede em Camaçari, na Bahia. “Este é o primeiro desenvolvimento verdadeiramente global da Ford em caminhões. Isso traz bastante orgulho para o time da América do Sul, que assim mostra a sua excelência também em veículos pesados”, diz João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford América do Sul.

Segundo ele, o cliente hoje espera não só evolução técnica, mas também um produto moderno, que represente a imagem da sua empresa. “O caminhão é a empresa dele. Com a linguagem Kinetic, o novo Cargo entrega essa modernidade e mostra que podemos aplicar elementos de design fantásticos em um caminhão pesado”, afirma.

A linha Ford Cargo conta hoje com 12 modelos, nos segmentos de leves (6 a 10 t), médios 4×2 (11 a 20 t), médios 6×2 (23 a 27 t), pesados 6×4 (27 a 31 t) e cavalos-mecânicos até 46 t. Com o lançamento do modelo extrapesado, a marca entra no segmento que tem apresentado o maior crescimento no mercado e em 2012 foi responsável por 24,6% das vendas (33.700 unidades). Em 2009 ele tinha 20,9% (22.500 unidades), chegando em 2011 a 23% (39.600 unidades).

Oswaldo Jardim explica a opção de trazer ao país um veículo que permita a entrada no setor de extrapesados. Para ele, o desenvolvimento do Brasil em aspectos de infraestrutura e o crescimento econômico são motivos mais do que suficientes. “Estimamos que no Brasil a participação do setor de extrapesados (em número de unidades vendidas) chegará a 30% até o fim da década”, disse o executivo.

Com o lançamento do Cargo 1933 em 2011, a Ford registrou um grande avanço nas vendas do cavalo-mecânico, com capacidade de 46 toneladas. Sua participação no segmento evoluiu de 8,2% em 2010 para 18,7% em 2012. A Ford está entre as três marcas líderes de vendas de caminhões na América do Sul. Em 2012, ela teve uma participação de 21,1% no Brasil, considerando o mercado até 46 toneladas.

Outra vantagem para a Ford é a rede de venda e pós-venda com 140 distribuidores exclusivos no Brasil. Ela foi amplamente renovada e investe continuamente em treinamento e instalações para aprimorar o atendimento, com serviços que incluem, por exemplo, dormitório para motoristas e socorro mecânico 24 horas.

Foto: Divulgação

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