Cidade belga adquire sistema completo para operação de ônibus elétricos

940x529_Volvo_bus_eletrico

A Volvo realizou a primeira venda de um sistema completo para operação de ônibus elétricos urbanos. A marca vendeu 11 ônibus elétricos híbridos 7900 e dois carregadores de bateria para a cidade de Namur, no sul da Bélgica.

Os veículos e carregadores foram adquiridos pelo departamento de transporte público da cidade e pela operadora TEC, como uma solução turn-key (pronta para usar). Ou seja, a Volvo assume responsabilidade pela manutenção dos veículos, de suas baterias, bem como pelas estações de carga e os carregadores a um custo fixo mensal. A operação nas ruas está programada para o final de 2016.

O negócio visa suprir uma demanda cada vez mais urgente das cidades por sistemas de transporte menos poluentes e mais silenciosos.

“Sistemas de ônibus elétricos são uma solução custo-eficientes para as cidades reduzirem os problemas de má qualidade do ar e de poluição sonora. Junto com a ABB, a Volvo tem uma oferta completa e competitiva para cidades em todo o mundo que queiram passar para sistemas de transporte público sustentáveis,” diz Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses.

“A cada ano, o Grupo TEC transporta mais de 250 milhões de passageiros. Nossa responsabilidade social está em desenvolver soluções de transporte que sejam sustentáveis. Isto está sendo feito, em especial, ao melhorar o desempenho energético de nossa frota de veículos, e o Volvo 7900 Elétrico Híbrido atende nossas ambições. Graças à sua operação silenciosa, a qualidade de vida dos habitantes de Namur será melhorada”, diz Vincent Peremans, CEO do Grupo TEC.

Silencioso e isento de emissões

O Volvo 7900 Elétrico Híbrido opera silenciosamente e livre de emissões usando energia renovável por cerca de sete quilômetros. As baterias de carga rápida carregam em poucos minutos nos pontos finais, além de aproveitar a energia gerada nas frenagens do veículo. Como complemento, os ônibus também dispõem de um pequeno motor diesel, aumentando sua autonomia e flexibilidade.

- Publicidade -