Cine Tela Brasil trás sessões gratuitas de cinema nacional para Rio Bonito

O Cine Tela Brasil, projeto de cinema itinerante, visitará Rio Bonito entre os dias 3 e 5 de julho, com seis sessões diárias de filmes nacionais patrocinadas pela CCR ViaLagos. A ação exibirá os filmes Eu e Meu Guarda-Chuva, Rio, O Palhaço e Bicho de Sete Cabeças.

O projeto tem a estrutura e o conforto de uma sala convencional. O espaço conta com 225 lugares, assentos acolchoados, ar condicionado, projeção cinemascope 35mm, som stereo surround e tela de 21m².

O projeto é realizado pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi (Bicho de Sete Cabeças, Chega de Saudade e As Melhores Coisas do Mundo) que em 2004 assumiram uma responsabilidade: levar a sétima arte para além das metrópoles e shoppings centers. A partir dessa idéia, criaram o Cine Tela Brasil, projeto que leva cinema nacional de qualidade gratuitamente para as periferias de grandes cidades e o interior do país, e que em 2012 atinge a marca de um milhão de espectadores.

O projeto Cine Tela Brasil possui duas salas itinerantes e, desde o seu lançamento, já passou por 403 cidades, onde realizou quase cinco mil sessões de 91 filmes nacionais. Ao todo, as salas receberam mais de 950 mil espectadores nos últimos sete anos e apresentaram taxa de ocupação de 88%, a maior do país. “Temos muito o que comemorar, pois vamos, até o fim de 2012, atingir a marca de 1 milhão de espectadores em todo o Brasil. Grande parte desse público entra pela primeira vez no cinema em uma sala do Cine Tela Brasil”, afirmam Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi.

Mais do que levar o audiovisual para a população, os cineastas idealizadores do Cine Tela Brasil oferecem projetos que ensinam a prática do cinema para jovens e professores. Por meio das Oficinas Tela Brasil e do Educativo Tela Brasil, também patrocinados pela CCR, alunos e educadores aprendem a compreender o cinema de maneira crítica. Para complementar as atividades proporcionadas pelos programas, o Portal Tela Brasil oferece oficinas virtuais nas quais é possível percorrer todo o processo de produção de um filme até chegar à sala de cinema, além de apresentar dicas de bibliografia, filmografia e notícias sobre o mundo do cinema.

Foto: Divulgação

- Publicidade -