Com estoques de sangue em situação crítica, saúde estadual convoca doadores

As doações de sangue na Grande São Paulo não foram fortes em janeiro como em outros meses. Os estoques da Fundação Pró-Sangue, órgão da Secretaria responsável pelo abastecimento de 128 hospitais na região, registraram queda de 30% no período de férias e encontram-se em níveis críticos. Tal fato levou a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo a convocar os paulistas para que doem sangue antes do Carnaval. O receio da pasta é que durante o período de folia os estoques de bolsas de sangue comprometam até mesmo a realização de cirurgias.

Trata-se de um índice extremamente crítico no que diz respeito aos padrões de regularidade da manutenção dos estoques da Fundação. “É fundamental que a população faça as doações antes do feriado de Carnaval para evitar que os estoques caiam ainda mais e possibilitando a realização de cirurgias de urgências”, afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede.

A Pró-Sangue nesse momento necessita de doadores de todos os tipos de sangue. Algumas ações como a convocação de doadores por telefone, e-mail e SMS foram tomadas. Na semana passada uma campanha de doação de sangue nas empresas foi lançada, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, com disponibilização de coletas externas. Mas o apoio da população, doando sangue nos postos de coleta da Pró-Sangue, é fundamental para a rápida regularização dos estoques.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Serviço

Onde doar sangue:

Posto Clínicas
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar – Cerqueira César; 2ª a 6ª, das 7 às 19h; sábados e feriados das 8 às 18h 2º e 4º domingos de cada mês, das 8 às 18h

Posto Dante Pazzanese
Av. Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera; 2ª a 6ª, das 8 às 17h e sábado, das 8 às 16h

Posto Castelo Branco
R. Ari Barroso, 355 – Osasco; 2ª a 6ª, das 8 às 17h e sábado, das 8 às 16h

Posto Mandaqui
Av. Voluntários da Pátria, 4.227 – Mandaqui; 2ª a 6ª, das 12 às 18h

Posto Barueri
Rua Ângela Mirela, 334, térreo – Barueri; 2ª a 6ª, das 8 às 16h

Mais informações no site da Pró-Sangue: www.prosangue.sp.gov.br ou pelo Alô Pró-Sangue 0800-550300.

Foto: Flickr/SP Mais Saúde

- Publicidade -