Córdoba recebe corrida que define Campeonato Sul-americano da Fórmula Truck; conheça os favoritos

por Leandro Tavares
de São Paulo para o Brasil Caminhoneiro

Neste fim de semana a Fórmula Truck terá a primeira decisão de títulos em 2012. A corrida na pista de Córdoba, o Grande Prêmio ZF Astronic, no dia 9 de setembro, na Argentina, será a sétima corrida da temporada, quarta e última do torneio continental, que é liderado pelo piloto pernambucano Beto Monteiro. No entanto, não é apenas o corredor da Scuderia Iveco que possui chances de levantar a taça no próximo domingo. Outros seis pilotos podem acabar saindo da Argentina com o título de melhor da América do Sul.

O principal perseguidor de Beto Monteiro é o paulista André Marques, que possui 54 pontos, dois a menos que o pernambucano. Em terceiro lugar está Leandro Totti, que com 48 pontos conta com a vitória na última etapa do Sul-americano, em São Paulo, para ter moral na busca pelo título. Totti também foi vencedor da 5ª etapa do Campeonato Brasileiro, disputado em Goiás, fato que reforça o bom momento do paranaense.

Na sequência estão os pilotos Adalberto Jardim, com 39 pontos, Wellington Cirino, que tem 38, Roberval Andrade, com 34, e o atual campeão do torneio Felipe Giaffone, com 30. Estes, porém, precisam obter um excelente resultado em pista e torcer contra os adversários, o que dificulta demais a missão e a realização do sonho de conquistar o Sul-americano.

Entre as marcas, a disputa está ainda mais polarizada. Líder, a MAN Latin America está próxima de mais um título no torneio, com 120, 14 a mais que a Mercedes-Benz, segunda colocada. A Iveco, terceiro lugar, também possui chances matemáticas de ser campeã, mas precisa torcer pelo improvável.

Para a italiana ser a grande vencedora, é preciso um torcer para que tantos os pilotos da MAN Latin America quanto os da Mercedes-Benz façam uma pontuação somada baixa, sem permitir que alguma das marcas ultrapasse a pontuação de 149. Já os três corredores que disputam a competição com a marca italiana precisam conseguir a pole-position, além de cruzar a metade da corrida e acabar a mesma nas três primeiras colocações. Desta forma, a Iveco chegaria à soma de 150 pontos.

Caso os concorrentes tenham um desempenho bastante aquém da média, o trabalho de Beto Monteiro, Valmir Benavides e Fred Marinelli seria facilitado. No entanto, apenas a regularidade dos pilotos da MAN Latin America já torna o trabalho praticamente impossível. Isso sem lembrar o momento mágico de Leandro Totti, da Mercedes-Benz, que venceu as duas últimas corridas disputadas pelo Campeonato Brasileiro.

Os treinos serão disputados a partir desta sexta-feira. A prova será no domingo, com transmissão ao vivo pela TV Band, às 13h.

Foto: Orlei Silva

- Publicidade -