DAF apresenta novo XF105 Euro 6 no IAA, em Hanover

Mais importante salão de veículos comerciais do mundo, o IAA 2012, em Hanover, está repleto de lançamentos, ainda mais pela transição que a Europa vive da teconlogia Euro 5 para a Euro 6. E a DAF, marca que em breve terá fábrica no Brasil, tratou de utilizar o espaço para apresentar uma novidade: o XF105.

Além da integração entre os sistemas de pós-tratamento SCR e EGR, a mudança mais significativa está na cabina, que foi completamente alterada. O novo desenho dá uma aerodinâmica diferenciada para o veículo. Isso sem dizer na versão mais enxuta do motor MX, de 13 litros.

“O investimento significativo da DAF no novo Euro 6 XF reflete o plano estratégico de crescimento da empresa, movido pelo seu excelente desempenho operacional”, afirma Harrie Schippers, presidente da DAF e vice-presidente da PACCAR. “Este é o projeto de engenharia e o programa de desenvolvimento mais completos na história de 84 anos da DAF. O novo DAF XF complementa nosso premiado CF e modelos LF”, complementou.

O motor MX de 12,9 litros apresenta injeção common-rail, um turbo de geometria variável, com SCR e EGR, além de um novo conversor catalítico chamado de DeNOx e filtro de fuligem ativa (Filtro de Partículas Diesel), tudo para cuidar das emissões. Os modelos partem de 410cv e chegam a impressionantes 510cv, com torque de 2.500 Nm e intervalo de manutenção 150 mil km.

Na traseira do XF há um eixo mais leve, disponível para tracionar reboques de até 44 toneladas. A suspensão “Stabilink”, que incorpora a função da barra estabilizadora, ajuda na redução do peso tracionado para oferecer ao condutor um elevado grau de estabilidade.

A DAF também se aplicou no desenvolvimento de um lay out melhor para os chassis. O tanque padrão de 90 litros de AdBlue – a ureia necessária para o Euro 6 – é posicionado sob a cabine, com as baterias do veículo sendo instaladas na parte interna dos chassis.

Por fora da cabine, o XF ganhou uma grade com detalhes modernos que ajudam na aerodinâmica que tanto influi no consumo de combustível. O para-choque é de aço galvanizado, a iluminação foi completamente redesenhada: agora, os faróis são de LEDs.

(LT)

Fotos: Divulgação/ DAF

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