Daimler anuncia produção em série da nova geração do Fuso Canter Eco Híbrido na Europa

Com grandes expectativas, a Daimler lança no mercado europeu o caminhão Canter Eco Híbrido, que passa a ser produzido em série na cidade de Tramagal, em Portugal, antes comercializado no Japão.

Com a produção de até 300 unidades por ano, a primeira geração do Canter Eco Híbrido já era um modelo de produção em série. Agora a Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) elevou ainda mais suas expectativas para o novo modelo com o início de produção na Europa e com a ampliação do portfólio de produtos para incluir uma versão com direção à esquerda. O processo de produção em série em Portugal será o mesmo já usado para o Canter.

As vendas nos principais mercados da Europa ocidental começarão a partir do terceiro trimestre de 2012, e para outros países vão acontecer sucessivamente. Os serviços serão prestados pelos usuais parceiros atuais da Mercedes-Benz e Fuso.

A empresa, no entanto, aprimorou o veículo em alguns pontos, como no sistema de propulsão elétrica e na transmissão de duas embreagens Duonic – que é única nessa categoria – para conquistar um veículo ainda mais econômico e ambientalmente amigável.

Sistemas do novo Canter Eco Híbrido foram desenvolvidos em caminhões leves

Muitos equipamentos da nova geração de caminhões leves foram aproveitados para o Canter Eco Híbrido, desde a transmissão Duonic de embreagem dupla à nova geração de motores diesel que apresentam tratamento de escapamento por meio de um filtro de partículas. Isso se aplica também à cabine, que foi renovada com materiais de alta qualidade, um novo sistema de compartimentos para guardar objetos, um sistema de aquecimento e ventilação mais eficiente e ainda prevenção da corrosão da pintura da cabine. O Canter Eco Híbrido possui ar condicionado e airbags como itens opcionais.

Painel

Motorização híbrida proporciona economia de combustível

O novo Canter Eco Híbrido proporciona até 23% menos consumo de combustível do que um Canter convencional. Além do benefício econômico, a tecnologia de propulsão híbrida reduz a emissão de poluentes e garante menores níveis de ruído.

A economia do modelo está baseada em sua tecnologia aprimorada, de alta eficiência de propulsão híbrida. O veículo conta com um motor elétrico adicional entre a embreagem e a caixa de câmbio. O sistema foi desenvolvido pela Daimler Trucks em seu Centro Global de Híbridos (“Global Hybrid Center”) do Japão.

O Canter convencional com propulsão a diesel contribui com seu excelente motor diesel 4P10 de 3 litros e quatro cilindros, turbo-alimentado, com potência de 150 cv e um torque máximo de 370 Nm a 1320-2840 rpm. Esse motor tem um sistema de reciclagem de gás de escapamento e filtro de partículas.

O motor elétrico do novo Canter Eco Híbrido conta com potência de 40 kW e torque máximo de cerca de 200 Nm. Como é comum com os motores elétricos, ele já está pronto a produzir força máxima desde a partida.

Transmissão totalmente automatizada de embreagem dupla Duonic

A transmissão elétrica do Canter Eco Híbrido é um dos equipamentos que mais se destaca. A transmissão Duonic de embreagem dupla é a primeira do mundo a ser utilizada com essa tecnologia em um caminhão. O câmbio está baseado em uma transmissão manual mecânica de seis marchas com duas embreagens hidráulicas e um sistema de controle eletrônico.

A grande vantagem do sistema de embreagem dupla é que quando se está conduzindo, a próxima marcha já é pré-engatada e pode, portanto, ser selecionada rapidamente e com total suavidade, sem perdas em fluxo de força. A transmissão Duonic de embreagem dupla combina a conveniência de uma transmissão automática com a eficiência de uma mecânica manual.

O motor elétrico usado para saída reduz o consumo de combustível e os níveis de ruído

A estratégia básica por trás do novo Canter Eco Híbrido consiste no uso de energia elétrica para saída com o veículo, o que reduz o ruído. Quando alcança uma velocidade de 10 km/h, o motor diesel liga. Ele também funciona em neutro para proporcionar força auxiliar para as tomadas de força.

Dependendo da demanda de força, o motor elétrico também auxilia o motor diesel em velocidades mais altas. Um regulador de partida desliga o motor diesel quando o veículo está parado, também ajudando a diminuir o consumo de combustível e de emissões.

Dentro da cabine do Canter Eco Híbrido, um painel multifuncional fornece ao motorista, informações sobre abastecimento, modo de condução e nível de carga da bateria.

(EH)

Foto: Divulgação

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