Dicas de manutenção para evitar a emissão excessiva de poluentes

O vídeo é sobre a manutenção de caminhões a diesel e a fiscalização da CETESB sobre a emissão de fumaça preta. O vídeo mostra o trabalho de um mecânico que revisa o motor de um caminhão que foi multado por poluir acima do limite permitido. O mecânico explica os itens que devem ser verificados, como a bomba injetora, os filtros, as válvulas e os bicos injetores. Ele também usa um equipamento chamado raster para identificar os problemas e calibrar os bicos injetores. O vídeo também entrevista alguns caminhoneiros que falam sobre a importância de fazer a manutenção preventiva e usar o óleo diesel S10. Por fim, o vídeo visita o prédio da CETESB e conversa com um técnico que explica o trabalho de fiscalização e os efeitos da fumaça preta na saúde e no meio ambiente.

Destaques:

  • [00:00:02]1 Mecânico revisa motor de caminhão multado por fumaça preta
    • Bomba injetora descalibrada
    • Filtros de combustível e ar
    • Regulagem de válvula
  • [00:02:15]2 Raster identifica problemas e calibra bicos injetores
    • Testes de estanqueidade, plena carga, pré-injeção, lenta, débito de retorno
    • Falta de manutenção é principal causa de fumaça preta
  • [00:05:42]3 CETESB fiscaliza emissão de poluentes dos veículos a diesel
    • Multa ambiental pode ser reduzida em 70% se reparos forem feitos
    • Fumaça preta atinge alvéolos pulmonares e causa doenças respiratórias
    • Inverno dificulta dispersão dos poluentes

Algumas dicas de manutenção de caminhões são:

  • Trocar o óleo e os filtros a cada 7.000 km ou conforme o manual do fabricante
  • Usar o óleo diesel S10, que tem menos enxofre e menos poluentes
  • Fazer revisão periódica na bomba injetora, nos bicos injetores e nas válvulas
  • Verificar o sistema SCR e o uso correto do Arla 32
  • Evitar acelerar ou frear bruscamente
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