Doações de sangue nos hospitais de São Paulo caem até 30% no fim do ano

O período que encerra o ano com a proximidade de festas e férias é propício para que aumente o volume de acidentes e consequentemente o número de atendimentos de emergência e cirurgias que necessitam de transfusão de sangue. Em virtude disso, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo convoca a população paulista para que doe sangue antes do Natal e Ano Novo para garantir os estoques nos hospitais.

Em média os hemocentros do Estado costumam coletar 75 mil bolsas por mês. No período de festas de final de ano, as doações chegam a cair até 30%. Os sangues RH negativo são os mais raros e por isso os que mais precisam de doadores, principalmente nesta época.

O Estado de São Paulo tem cerca de 100 postos de coleta de sangue, sendo 40 deles na Capital.

O doador deve gozar de boa saúde, alimentado, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Foto: Divulgação Secretaria do Estado de São Paulo

- Publicidade -