Em etapa com trecho cancelado, De Rooy vence, mas pouco reduz diferença para líder Nikolaev

A 11ª etapa do Rali Dakar voltou a ter no primeiro lugar o holandês Gerard De Rooy, o piloto do Iveco Powerstar de número 500. O percurso realizado nesta quarta-feira aconteceu entre as cidades argentinas de La Rioja e Fiambalá. Por causa do mau tempo e da forte correnteza em rios que acompanham o trajeto dos caminhões, o trecho especial – que tinha um total de 219 quilômetros – foi cancelado após 190 quilômetros de disputa. Os outros dois caminhões Iveco ficaram com a 7ª (Miki Biasion) e a 12ª posição (René Kuipers).

No ranking geral da categoria Caminhões, Gerard de Rooy está em 5º lugar, exatamente uma hora atrás do primeiro colocado, o russo Eduard Nikolaev, da Kamaz, que terminou a 11ª etapa em 3º. Ainda na classificação geral, o holandês René Kuipers, piloto do Iveco Trakker Evolution III, está em 9º, e o italiano Miki Biasion, que guia o Iveco Traker Evolution II, em 15º lugar.

O belga Tom Colsoul, navegador do caminhão de De Rooy, lamentou o cancelamento que ocorreu: “Se dependesse de mim, os caminhões poderiam continuar, mas não é assim que o mundo do rali funciona. Após 190 quilômetros, vimos nosso principal adversário – Nikolaev – com um pneu furado. Outros competidores também estavam com problemasn nos pneus, e nos favorecia”.

O chefe da equipe, Gerard De Rooy, concordou com Colsoul: “Após os obstáculos dos dias anteriores, estavámos indo muito bem na 11ª etapa. Realmente, foi uma pena que os caminhões não tiveram autorização para competir até o final. Agora, temos olhar para a frente, para a etapa desta quinta-feira”.

O desafio da 12ª etapa nesta quinta-feira é percorrer 396 quilômetros de deslocamentos e 319 quilômetros de especial, entre Fiambalá, na Argentina, e Copiapó, no Chile. Os caminhões cruzarão a Cordilheira dos Andes para retornar ao Deserto do Atacama. Haverá uma série de dunas na metade da especial, e os pilotos serão obrigados a enfrentar imensos – e perigosos – montes de areia.

Vencedor da etapa: Karginov (RUS) / Devyatkin (RUS) / Mokeev (RUS) – Kamaz – 4h44m08s

Classificação geral:
1º – Nikolaev (RUS) / Savostin (RUS) / Rybakov (RUS) – Kamaz – 28h56m24s
2º – Kolomy (TCH)/ Kilian (TCH)/ Killian (TCH) – Tatra – a 35m11s
3º – Mardeev (RUS)/ Belyaev (RUS)/ Mirniy (RUS) – Kamaz – a 48m55s
4º – Karginov (RUS) / Devyatkin (RUS) / Mokeev (RUS) – Kamaz – a 56m53s
5º – De Rooy (HOL) / Colsoul (BEL) / Rodewald (HOL) – Iveco – 1h00m00s

(LT)

Foto: Divulgação

- Publicidade -