Caminhões 100% elétricos da primeira frota zero emissões chegam ao país. Veículos devem iniciar operação em setembro.
Chegaram ao Brasil os primeiros seis caminhões BYD 100% elétricos de um total de 200 unidades encomendadas pela Corpus Saneamento e Obras. Os veículos serão utilizados no serviço de coleta e transporte de resíduos no interior de São Paulo. Eles fazem parte do primeiro lote de 21 unidades com entrega programada para este ano.
Os caminhões não emitem gases de escapamento ou qualquer fumaça na atmosfera, possuem manutenção simplificada e são bem mais silenciosos que os veículos tradicionais utilizados na limpeza urbana. Utilizam como fonte de energia bateria especialmente desenvolvida para a eletrificação veicular, com tecnologia exclusiva de Fosfato de Ferro Lítio (reciclável e com vida útil de até 30 anos). Têm PBT técnico de 21 toneladas na versão 4×2 e autonomia estimada de oito horas de operação por recarga (cerca de 200 quilômetros).
“Antes de entrar em operação, os novos caminhões passarão por uma revisão de entrega e receberão o compactador de resíduos com sistema eletro hidráulico, desenvolvido em parceria com a Danfoss. Esse sistema substitui as tradicionais alavancas e garante maior eficiência energética e redução do nível de ruído no funcionamento do equipamento”, explica Charles Fioravante, gerente de manutenção de frota da Corpus.
Benefícios
Essa inovação também dá maior eficiência às operações de coleta e compactação de resíduos e contribui para o conforto dos profissionais, por substituir o esforço natural para a movimentação das alavancas por uma simples pressão no botão de acionamento, com redução do nível de ruídos e vibrações do sistema e do consumo de energia elétrica.
Os caminhões BYD contam também com modernos sistemas “one pedal drive” e KERS de recuperação de energia elétrica pela energia cinética obtida no uso dos freios. Sem o pedal de embreagem e com transmissão de quatro marchas, o sistema permite ao motorista conduzir o veículo utilizando apenas o acelerador. Nas frequentes reduções de velocidade para a coleta de resíduos, o freio motor provocado nas desacelerações contribui para o acúmulo de energia do conjunto de baterias, ampliando a autonomia do veículo. De acordo com a Corpus o uso do “one pedal drive” pode ser feito em 90% do percurso.
“Com a emissão zero, deixamos de emitir aproximadamente 14 toneladas de CO2/mês/veículo, que é o maior responsável pelo efeito estufa. Por exemplo, a combustão de 1 litro de diesel produz aproximadamente 4 quilos de CO2. O consumo de um caminhão é de aproximadamente 10 l/h, o mesmo trabalha aproximadamente 360 h/mês. Passamos a gerar maior conforto aos colaboradores e à comunidade, pela melhor dirigibilidade, segurança e baixo nível de ruídos (menor estresse). O desempenho é bem superior em todas as condições de operação, chegando a ser sete vezes mais eficiente”, enfatiza Fioravante.
Vantagens e diferenciais do caminhão BYD eT8A
– Emissão zero: Bateria de Fosfato de Ferro Lítio não contém metais pesados e o eletrólito é atóxico. Portanto, com nenhuma emissão de poluentes da produção ao uso final;
– Eficiência energética incomparável (significativa economia em custo de combustível);
– Menor Custo Total de Propriedade (TCO): Custo de manutenção reduzido por conter menos partes móveis;
– Transmissão automatizada de quatro marchas: reduz a fadiga e o stress do condutor devido à ausência do pedal de embreagem e alavanca de câmbio;
– Segurança: com a transmissão automatizada, o motorista pode manter as duas mãos ao volante e atenção total na operação do veículo;
– O caminhão de coleta de resíduos mais silencioso do mercado;
– Maior disponibilidade do caminhão;
– Frenagem regenerativa