Escola Móvel do Senai utiliza recursos tecnológicos para simular trabalho com máquinas pesadas em Minas Gerais

Para atender à necessidade de qualificação de mão de obra no setor de mineração e construção pesada, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece um curso profissionalizante de operador de pá carregadeira em Santa Bárbara (MG) até 12 de dezembro. A Unidade Móvel de Simulação de Máquinas Pesadas tem, aproximadamente, 45 m² de área útil e está equipada com 10 computadores com quatro softwares de última geração, além de dois simuladores que possibilitam aos alunos situações reais no manuseio de máquinas de grande porte.

“Além de proporcionar mais mobilidade, a Unidade Móvel diminui o custo da capacitação por não ter que usar os equipamentos reais, evitando ainda riscos de acidentes”, destaca Alcides Braga, sócio-diretor da Truckvan, empresa que produziu a Unidade Móvel, líder brasileira no mercado de soluções sobre rodas.

A Unidade Móvel atende alunos inscritos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Com carga horária de 160 horas, o treinamento é realizado, desde 27 de outubro, em uma Escola Móvel localizada no Ginásio Poliesportivo Emília Mendes da Fonseca, no centro de Santa Bárbara (MG). Segundo o gerente de tecnologias educacionais do Senai, Waldemir Amaro, a Escola Móvel deve ficar no estado mineiro pelos próximos três anos em razão do elevado número de empresas desse segmento, sendo a principal a Vale do Rio Doce.

A parceria da Truckvan com o departamento nacional do Senai já resultou, desde 2012, em 68 Unidades Móveis de Treinamento voltadas para os cursos de confecção, panificação, automação, usinagem e construção civil. Destas, quatro foram inauguradas neste ano: Couro e Calçado; Madeira e Mobiliário; Mecânica Automotiva; Simulação de Máquinas Pesadas.