Esperando por fábrica em Camaçari, JAC Motors anuncia lançamento ‘teste’ do VUC T140

por Leandro Tavares,
de São Paulo para o Brasil Caminhoneiro

O mercado de veículos comerciais no Brasil tem se mostrado um terreno promissor para empresas de todo o mundo. Antes dominado por fabricantes europeias, esse segmento tem uma presença crescente de marcas asiáticas que, com preços e estratégias de marketing ousados, possuem market share cada vez maior.

Exemplo disso é a JAC Motors. A empresa chinesa entrou no mercado brasileiro anunciando carros completos a preços mais baixos que os da concorrência, reforçando sua marca ao liga-la ao apresentador Fausto Silva. Com isso, ela consolidou importante espaço entre as fabricantes de veículos de passeio. Nesta terça-feira a chinesa anunciou o próximo passo no Brasil: o T140, VUC que já está disponível na rede de concessionários na cidade de São Paulo, no interior do estado de São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro.

A baixa oferta do veículo tem uma explicação. Por ser enquadrado no Brasil como um comercial leve, assim como picapes, o T140 precisa obrigatóriamente a partir deste ano de sair de fábrica com airbag para o motorista. No entanto, a JAC ainda não conseguiu adaptar o componente, que deve sair do volante, para um modelo em que a direção é voltada para cima, fator que tornaria inútil um airbag no caso de batida. Portanto, só ha 500 unidades do caminhão, que foram faturados às concessionárias antes do início de 2013, quando começou a vigorar a regulamentação que pede o airbag.

Mesmo assim, só neste ano, a previsão é que cerca de 30 mil unidades desses veículos sejam vendidas por todas as marcas, o que abre oportunidade de a JAC Motors atuar também com seu exemplar, mesmo que em caráter de teste. O plano é vender todas as unidades até outubro, e então começar a produção do veículo no Brasil em Camaçari, na Bahia, a partir do segundo semestre de 2014, ano em que a marca espera vender entre 1.000 e 1.500 unidades.

Como maior diferencial para enfrentar a concorrência, o JAC T140 vai apostar na performance. Com o trânsito cada vez mais congestionado, a logística de transporte urbano é um ponto chave na elaboração dos custos e no desenvolvimento dos negócios de pequenos e médios empresários. Sair com o caminhão para efetuar entregas, frente aos congestionamentos freqüentes dos grandes centros urbanos, transforma-se na maior equação a ser solucionada pelos empresários. Pior, ainda, quando o desempenho desses veículos não fornece muitas garantias de que a velocidade planejada poderá ser cumprida e as entregas, portanto, serão realizadas nos prazos previstos.

De olho nessa demanda de mercado, a JAC Motors resolveu trazer ao Brasil o caminhão leve T140, com potência de 140 cv. “Nosso maior diferencial é o robusto motor Cummins de 140 cv de potência. Quem utiliza um caminhão como esse com carga total, sabe o esforço que o motorista precisa realizar para imprimir um desempenho satisfatório quando dispõe de pouca potência”, explica Sergio Habib, presidente da JAC Motors.

Além dos 140 cv, que são disponíveis a 3.600 rpm, o torque máximo de 28,6 kgfm do motor Cummins aparece já a 1.600 rpm, o que abre um leque elástico de aceleração ao condutor. O conjunto é completado pelo câmbio ZF de cinco velocidades.

Já por dentro, ele foca o conforto na operação. Dispõe de direção hidráulica, com coluna regulável na altura, vidros e travas elétricos, freio-motor acionado numa alavanca presa à coluna, ao alcance do motorista, além de sistema de som com entrada USB no porta-luvas. Os freios são assistidos por ABS.

Com entreeixos de 2,49 metros, o T140 permite uma ampla gama de possibilidades de implementação. As longarinas que compõem o chassi são reforçadas, com perfis em “U” de 130 mm de altura por 55 mm de largura. A chapa tem espessura de 5 mm e o veículo tem garantia total de 3 anos sem limite de quilometragem.

Apesar de ser um caminhão, a manutenção do T140 será realizada na rede instalada de mais de 60 concessionárias de veículos de passeio da JAC, uma vez que o modelo se aproxima das picapes. De acordo com Sergio Habib, todas terão equipamento próprio e mecânico de motor diesel para realizar o atendimento.

Fotos: Divulgação

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