Tabela de frete da ANTT tem validade até 20 de janeiro de 2019
Como resposta a uma das reivindicações feitas pelos caminhoneiros na paralisação de 2018 a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestres) criou uma tabela com preços mínimos fixados através da Resolução nº 5.820, de 30 de maio de 2018.
Para facilitar o cálculo para os transportadores, o TruckPad criou uma ferramenta gratuita que calcula o preço mínimo do frete com base nas especificações da tabela de frete da ANTT em vigor.
Basta entrar no site e preencher o local de origem do frete, destino do frete e o tipo do caminhão e do implemento, isso calculará automaticamente a distância que o caminhoneiro irá percorrer e o valor do frete pelo transporte.
A nova tabela de frete da ANTT tem validade até 20 de janeiro de 2019 e valores como pedágio, Substituição Tributária, imposto de renda etc, bem como as despesas com seguro do veículo deverão ser consideradas caso a caso, pois dependem do perfil de cada transportador ou da operação de transporte.
Se o embarcador não pagar o valor do frete conforme a tabela da ANTT estará sujeito a multa. De acordo com a Medida Provisória nº832, essa penalidade financeira consiste no pagamento do dobro da diferença do frete, descontando o valor já pago.