Força e autonomia são pontos fortes da nova Nissan Frontier 2013

Chegou ao mercado neste mês de fevereiro mais uma máquina para amantes de picapes robustas. A Nissan lançou a linha 2013 da Frontier, picape mais forte da categoria que está ainda mais potente. A empresa também investiu tempo e trabalho na busca por uma tecnologia de ponta, utilizada pela marca no continente europeu, para atualizar o motor turbodiesel 2.5 16V e, assim, atender às novas exigências brasileiras de emissões e se tornar mais econômica e menos poluentes. Os preços do novo ano-modelo, que já estão disponíveis em concessionárias de todo o país, começam em R$ 90.990 com o modelo XE 4×2. Mas a relação custo/cavalo de potência é de pouco mais de quase R$ 558, valor que cai ainda mais, para R$ 521, no modelo XE 4×4, que custa R$ 98.990 e possui 190 cv.

Esta terceira geração do motor YDK 2.5 turbodiesel tem potência até 32% maior e o torque cresceu até 26%. A estratégia da Nissan foi oferecer um propulsor com muito mais força e potência para todas as versões 4×4. As opções XE 4×4 e SE Attack 4×4, por exemplo, passaram de 144 cavalos a 4 mil rpm para 190 cv a 3.600 rpm, enquanto a LE 4×4 e a LE Attack 4×4, com 172 cv a 6 mil rpm, também foram para 190 cv. As outras versões da linha, que desenvolviam 144 cv a 4 mil rpm (XE 4×2 e SE 4×2), pularam para 163 cv a 3.600 rpm.

O torque aumentou na XE 4×4 e na SE Attack 4×4 de 36,3 kgfm a 2 mil rpm para 45,8 kgfm a 2 mil rpm, mesma força das versões LE 4×4 e LE Attack 4×4 – 26% a mais. Na XE 4×2 e na SE 4×2, o novo motor passa a entregar 41,09 kgfm a 2 mil rpm, 13% a mais. Ou seja: a picape mais forte do segmento ficou ainda mais forte e potente.

Mesmo com a performance melhorada, a Nissan Frontier ficou mais econômica. Em comparação com o motor anterior, a economia de combustível é de até 10%, resultado direto da tecnologia empregada na construção do novo propulsor. As inovações também reduziram as emissões em cerca de 26%, fazendo com que a picape da Nissan seja a primeira do segmento a atender às normas do PROCONVE L6 no Brasil.

Mas não foi apenas o motor que mudou. A Nissan Frontier 2013 passa a oferecer airbag e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) para todas as versões como item de série. Assim, a opção de entrada da linha, a XE, conta também com os dois equipamentos, tanto com tração traseira como tração 4×4.

As novidades da linha 2013 confirmam o investimento que a Nissan vem fazendo na picape. Em 2011, ela ganhou novos itens de série e o retorno da série especial Attack, que voltou como versão de acabamento. “Visamos sempre oferecer o melhor custo-benefício. Os incrementos do ano passado nos ajudaram a elevar as vendas em 59%. Isso mostra que estamos oferecendo cada vez mais o que nossos clientes desejam”, afirma Tiago Castro, Gerente de Marketing e Produto. “E garanto que não vamos parar aqui, pois vamos nos manter fiéis aos objetivos de entregar sempre mais e de nos posicionar como um dos melhores produtos do segmento”.

A constante introdução de novidades e aperfeiçoamentos na linha da picape Nissan Frontier é resultado da atenção que a marca dá a seus consumidores e concessionários, pois ouve o que eles têm a dizer. A picape Frontier também foi muito comentada em 2011 por conta da campanha “Pôneis Malditos”, que quebrou todos os recordes. Um deles foi o de visualizações na rede social You Tube. O vídeo foi visto por mais de 14 milhões de pessoas em todo o mundo, figurando entre os 10 mais vistos no ano passado dentro do site de hospedagem de vídeos. No Brasil foram 13 prêmios importantes da comunicação, entre eles o ‘Yahoo! Big Idea Chair 2011’. E ajudou a Nissan a receber o prêmio ‘Caboré’ na categoria ‘Anunciante’, considerado o ‘Oscar’ da publicidade brasileira.

“A Nissan Frontier é uma referência no segmento e já se estabeleceu como uma das picapes mais confiáveis do Brasil. Tanto que vendemos muitas para instituições governamentais como a Polícia Federal. Com um motor mais potente e forte e que emite menos, vamos fazer com que ela fique ainda mais marcada no coração dos consumidores”, afirma Tiago Castro, gerente-chefe de Marketing e Produto.

Fotos: Divulgação/ Nissan

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