Goodyear lança pneu com foco no transporte urbano e 31% mais durabilidade

por Leandro Tavares,
de São Paulo para o Brasil Caminhoneiro.

A tecnologia avança cada vez mais, e em direções nunca antes imaginadas. No setor de transporte então vivemos uma época de mudanças em todas as direções. Não são apenas os motores ficaram mais eficientes. Diversos componentes possuem um nível de avanço bastante elevado, capazes até mesmo de gerar impacto no custo operacional global dos veículos.

Na tarde desta terça-feira a Goodyear fez um anúncio que comprova esta análise. A empresa mostrou a jornalistas do setor o CityMax, novo pneu focado para o transporte urbano (caminhões leves e ônibus) disponível em dois modelos (275/80R22.5 e 295/80R22.5). A principal inovação é a tecnologia Waffle Blade, que são como pequenas serras dos blocos da bandagem que se encaixam perfeitamente com os blocos ao lado, o que torna a ligação entre cada bloco mais flexível, aumenta em 4% o contato do pneu com o piso e refrigera melhor tanto a bandagem quanto a carcaça do pneu.

Detalhe da tecnologia Waffle Blade

Com esta novidade, a Goodyear promete um aumento de até 14% na vida útil do pneu em quilômetros rodados com a banda original em comparação com o antecessor, o G665 Plus. Como o sistema também preserva melhor a carcaça, este número pode chegar até 31% com a recapagem utilizando a banda de rodagem G372T.

“O pneu urbano sofre muito com o calor gerado pelo tipo de serviço, principalmente por conta das arrancadas e freadas constantes. Por isso a Goodyear desenvolveu a tecnologia Waffle Blade que minimiza essas características e que, em conjunto com a tecnologia Duralife, garante vida mais longa ao pneu. Isso significa que o novo modelo poderá rodar até 25 mil km a mais que a série anterior”, destaca Fábio Garcia, gerente de Marketing de pneus comerciais da Goodyear.

Para chegar a estes dados, a Goodyear realizou testes nos últimos três anos em laboratórios, além de testes de campo em 10 estados brasileiros com a participação de 30 frotistas. Neste período foram utilizados 1.620 pneus CityMax, que percorreram mais de 75 milhões de quilômetros.

Durante os testes, a companhia identificou que cerca de 90% dos frotistas trabalham com softwares de gerenciamento de frota. Para aumentar o leque de soluções oferecidas aos clientes, a empresa desenvolveu também o Goodyear Termotec, que será oferecido gratuitamente aos clientes que equiparem suas frotas com o pneu CityMax, sem cota mínima.

O Goodyear Termotec é um equipamento exclusivo da Goodyear do Brasil que, instalado na roda dos caminhões e ônibus, permite medir a temperatura real do pneu durante determinado serviço ou período. O serviço, realizado por meio da equipe de assessores da Goodyear, ajuda a compreender melhor os motivos de geração de calor na área do talão, permitindo uma gestão mais eficiente do patrimônio da frota.

Foto: Divulgação/ Goodyear