Grupo Paccar fecha 73 anos consecutivos de lucro

por Fábio Rogério
da Redação do Portal

A Paccar fechou no verde o seu último balanço, chegando ao seu 73° ano consecutivo de lucro líquido. No quarto trimestre de 2011, as vendas chegaram a US$ 4,85 bilhões. “Esses valores foram os mais altos da história da empresa”, disse Mark Pigott, presidente e diretor executivo da companhia que, além da marca holandesa DAF (recém chegada ao Brasil), também comanda as empresas norte-americanas Kenworth e Peterbilt. Durante os 12 meses de 2011, o total consolidado de vendas fechou em US$ 16,36 bilhões.

“O excelente balanço patrimonial e fluxo de caixa operacional no valor de US$ 1,59 bilhão em 2011 possibilitou o aumento dos investimentos de capital em novos produtos, a melhora da eficiência de produção e a expansão global”, acrescentou Pigott.

Em 2011, além de iniciar a implantação da DAF no Brasil, a Paccar abriu um novo Centro Técnico na Índia e aumentou as compras de componentes de fornecedores asiáticos. Foram investidos US$ 823,2 milhões em pesquisa e desenvolvimento.

A DAF, que pretende iniciar suas vendas do pesado XF 105 a partir de abril de 2013, teve um bom desempenho comercial em muitos países da Europa. “As vendas da indústria de veículos acima de 15 toneladas, na Europa Ocidental e Central, foram de 244.000 unidades em 2011, um aumento de 33% em comparação com 2010,” disse Harrie Schippers, presidente da DAF.

Em 2011, a DAF atingiu 15,5% de participação no mercado europeu acima de 15 toneladas, a maior participação em seus 83 anos de história. A fabricante lidera vendas no Reino Unido, Países Baixos, Bélgica e em boa parte da Europa Central. Estima-se que as vendas em 2012 atinjam a faixa de 210.000 a 240.000 unidades.

Enquanto isso, na América Latina…

Há 40 anos, a Paccar já atua em países sul-americanos por meio dos veículos Kenworth, e 2011 marcou a introdução da DAF no Chile, Equador e Peru. Mas as expectativas com o nosso País estão entre as mais positivas.

“O Brasil é um importante mercado de caminhões, e vendeu 165.000 unidades de caminhões acima de seis toneladas em 2011. A linha de produtos da DAF oferece qualidade Premium, baixos custos operacionais e excelente dirigibilidade”, disse Bob Christensen, vice-presidente executivo da Paccar.

“A introdução da linha de produtos da DAF no Brasil é um desenvolvimento notável, e espera-se que aumentará as vendas na região a partir de 2013”, acrescentou Christensen.

Foto: DAF