Hauler Chassi, da Volvo CE, apresenta multifunções para caminhões de série

Lançado recentemente no mercado, o chassi articulado (Hauler Chassis), é somente um dos equipamentos  que a Volvo Construction Equipment (Volvo CE) – líder de mercado em caminhões articulados desde 1960 – produz para para enfrentar as mais tenras condições em canteiros de obras.

O conceito modular permite aos clientes encomendar caminhões articulados de série sem caçamba e cilindros de erguimento. São máquinas-base que fornecem a plataforma perfeita para ser modificada e atender a solução de transporte desejada.

Estruturas de caçamba populares, por exemplo, incluem porta-toras, tanque de água, guindaste, ejetor ou quinta roda para tração de diversos tipos de reboque. Outra possibilidade é a extensão de estrutura parafusada para as máquinas baseadas nos modelos A25F e A30F, que oferecem maior flexibilidade. Disponível em dois comprimentos (1,2 e 1,7 metros) esta extensão suporta volumes mais longos ou mais pesados.

Por possuir um chassi pesado, os caminhões articulados Volvo da série F apresentam um forte desempenho fora de estrada. O Hauler Chassis oferece uma série de equipamentos opcionais disponíveis e interfaces hidráulicas adequadas a estruturas variadas, reduzindo assim, o tempo de adaptação. Além da hidráulica de série, é possível instalar sistemas auxiliares de centro aberto ou fechado para permitir que a nova estrutura seja conectada sem a necessidade de maiores modificações.

Os caminhões articulados possuem um sistema de direção articulado que proporciona raios de curva extremamente apertados, uma situação muito útil para operação em áreas de carregamento confinadas ou em estradas de carga com curvas apertadas. O sistema hidro-mecânico auto-compensante também permite que o operador controle a máquina por meio de sua força esterçante em condições severas de estradas, como lama funda, e em operações precisas e seguras em velocidades mais altas.

Os motores foram projetados para se encaixarem ao drivetrain Volvo, assegurando o melhor uso da potência e do torque, mesmo em condições difíceis de trabalho. As máquinas desta série são 4% mais eficientes em consumo de combustível que as da série E, e a capacidade de carga varia de 28 toneladas no A25F até 44,6 toneladas no A40F.
Consumo menor

As características da transmissão (drivetrain) incluem, de série, opções como o ATC, (Automatic Traction Control), um sistema de controle automático de tração, que engata e desengata automaticamente a tração nas seis rodas. O sistema detecta quando as rodas patinam e aplica o modo apropriado para a tração ideal. O modo de tração nas quatro rodas reduz o consumo de combustível e o desgaste de pneus e da mecânica.

A série F é equipada com travas de diferencial ‘dog clutch’ em todos os três eixos para ajudar a maximizar a tração em condições difíceis. Quando engatada, ela garante que todas as rodas girem na mesma velocidade, maximizando a tração em condições de operação severas. As travas de diferencial são acionadas apertando um botão, convenientemente localizado no piso, mesmo com a máquina em movimento, para facilitar o uso e a produtividade.

Um projeto de acoplamento com três pontos permite que as rodas traseiras se movimentem de forma independente, garantindo um bom nível de contato com o solo, tração e estabilidade, ao mesmo tempo em que minimiza o esforço colocado na estrutura. O acoplamento giratório posicionado no alto é livre de manutenção e tem rolamentos cônicos permanentemente engraxados.

Menos vibração e fadiga

Nos modelos A25F e A30F, as velocidades de transporte aumentaram por conta da suspensão gás-hidráulica dianteira progressiva, o que minimizou as vibrações para o operador. A versão única Full Suspension (FS) dos A35F e A40F é equipada com suspensão dianteira e traseira totalmente hidráulica, o que, em conjunto com o sistema nivelador e estabilizador automático, maximiza a velocidade de deslocamento das máquinas, sob carga ou não.

Os modelos A25F e A30F vêm equipados com freios hidráulicos e discos secos em todas as rodas. Já os modelos maiores A35F e A40F usam discos molhados resfriados a óleo. As máquinas também são equipadas com retardadores. Os A25F e A30F são equipados com retardadores hidráulicos e com o freio motor (Volvo Engine Brake – VEB), composto de um freio de compressão e retardador de escape.

Os modelos A35F e A40F também são equipados com o VEB, porém, ao invés de um retardador hidráulico, usam os freios de serviço nas rodas. A função de retardador ajuda a controlar a velocidade em deslocamentos na descida, reduzindo a necessidade de freios de serviço e ajudando a minimizar seu desgaste. Há também uma Válvula de Freio de Reboque (Trailer Brake Valve), opcional, que permite adaptar o sistema hidráulico do chassi para controlar o sistema de freio a ar do reboque.


Cabines

As máquinas da série F são equipadas com ambiente para o operador de classe mundial: as cabines com proteção ROPS/FOPS. A boa visibilidade em todas as direções é garantida pela posição central do operador, o capô inclinado, grandes espelhos retrovisores, para-brisas largo e porta totalmente em vidro.

A manutenção é facilitada pela grade dianteira basculante com degraus embutidos, que serve de plataforma de serviço. Além disso, o capô inclina 90 graus, facilitando o acesso ao compartimento do motor. Todos os pontos de engraxamento e drenos são posicionados remotamente e são acessíveis do chão ou a partir de plataformas com superfície anti-deslizamento. Além disso, não há necessidade de realizar engraxamento diário ou semanal.

A nova série F é equipada de série com o CareTrack,  sistema de telemática Volvo que permite o monitoramento remoto de uma ampla gama de funções da máquina, como  consumo de combustível e lembretes de manutenção,  e otimiza as operações do cliente.

Estas máquinas especializadas, baseadas no Hauler Chassis, podem ser reconstituídas recuperando o caminhão articulado padrão, aumentando consideravelmente o valor de revenda da máquina.

Foto: Divulgação/ Volvo construction Equipment

- Publicidade -