Iveco apresenta motores FPT movidos a GNV no Congresso SAE 2012

A Iveco, protagonista no desenvolvimento de novas tecnologias e referência mundial em inovação, está um passo à frente no quesito combustíveis alternativos. Desenvolver produtos com baixo consumo de combustível é um dos objetivos da empresa e faz parte de sua estratégia de negócios e do seu valor de marca, principalmente no que diz respeito aos pilares do Próximo Passo, programa de sustentabilidade da Iveco.

A montadora trabalha hoje com um mix de recursos sustentáveis que englobam veículos dotados com as tecnologias GNV (Gás Natural Veicular), Elétrica, Bi-Fuel (Diesel-Etanol), Híbrido entre outras. Para atingir esse posicionamento de mercado, por trás desse portfólio de produtos, está o Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco, localizado em Sete Lagoas (MG), que trabalha na adequação dessas soluções para oferecer produtos de alta qualidade e facilmente adaptáveis ao mercado brasileiro. Como é o caso da tecnologia GNV, que tornou a Iveco a maior fabricante mundial de veículos comerciais movidos com este combustível.

De hoje a 4 de outubro, a montadora apresentará no Congresso SAE Brasil, realizado no Expo Center Norte em São Paulo, alguns veículos de sua gama que já rodam no Brasil com a tecnologia GNV, como é o caso de modelos da linha Daily e da linha Tector. O evento reúne empresas nacionais e internacionais, de vários segmentos, que têm como objetivo apresentar as mais avançadas inovações tecnológicas. “Nas últimas décadas, a Iveco investiu em pesquisas para a produção de veículos ecológicos, e, por isso, hoje é líder mundial na tecnologia GNV. O Brasil só tem a ganhar com esses projetos e a Iveco quer ser a protagonista no cenário de transporte sustentável”, afirma Davi Lunardi, diretor da gama de veículos pesados da Iveco.

Iveco Daily

Na família Iveco Daily, destacam-se dois modelos 35S14G – um na versão Furgão e outro na versão Chassi/Cabine –, veículos leves e ideais para aplicação urbana. Os dois já estão sendo testados, respectivamente, pela Patrus Transportes, em Minas Gerais, e pela Trafti Logística, em São Paulo.

Iveco apresentou modelos, como o Daily, equipados com motor GNV

O primeiro faz parte de um acordo de cooperação assinado no último mês de junho no qual a Patrus, em parceria com a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte, Gasmig, Fetcemg/Setcemg e UFMG, firmaram um compromisso de fazer testes de tecnologias alternativas de combustíveis utilizando o veículo Daily 35S14G Furgão.

Já a versão Chassi/Cabine, que estará exposta na SAE, foi entregue no final do mês de agosto para a Unilever e está sendo testada pela Trafti Logística – que faz a distribuição da empresa – em parceria com a Comgás. O veículo será utilizado para o serviço de Home Personal Care & Foods. As duas parcerias fazem parte de projetos que têm como objetivo reduzir a emissão de carbono e melhorar a mobilidade e a qualidade do trânsito nessas capitais, principalmente no que se refere à entrega urbana.

Iveco Tector

Outro modelo que será exibido no Congresso SAE Brasil é a versão automatizada do Tector – Tector 170E20G AT -, que será utilizado para a coleta de lixo em uma parceria firmada entre a Iveco, a Comgás e a Vega Ambiental, ambas de São Paulo. O câmbio deste caminhão, um Allison automatizado, é o mais avançado em linha de transmissão automática e oferece a maior produtividade por quilômetro rodado.

Além desses veículos, a Iveco também possui outro modelo de caminhão, dotado com a tecnologia GNV, que já está rodando em Porto Alegre (RS). Trata-se do Iveco Tector 170E20G ideal para aplicação em coleta de lixo.

Caminhões também foram equipados com o novo propulsor

Com 16 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), o produto é equipado com um motor Iveco-FPT NEF 6, de seis cilindros, 126 metros cúbicos de gás e autonomia para rodar até 350 quilômetros. Este veículo, que já está preparado para ser abastecido com biometano – combustível renovável com um conteúdo de energia e composição química semelhante à do gás natural – já está em fase de testes na Sulgás, Companhia de Gás de Porto Alegre, e na DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) do estado. Os testes fazem parte de um projeto de desenvolvimento do mercado de gás natural veicular para veículos pesados, promovido pela Iveco, Sulgás, Revita Engenharia Ambiental e DMLU.

Ônibus

A outra novidade que também faz parte da gama GNV da montadora é o Iveco Eurorider, um ônibus urbano, 4×2, movido a GNV, com motor FPT Cursor 8, câmbio automático, suspensão pneumática e ar-condicionado. Esse modelo de ônibus foi desenvolvido na Europa e agora chega ao Brasil com o objetivo de avaliar o comportamento do veículo nas condições reais do país. Será testado em Minas Gerais por meio de uma parceria entre a Gasmig, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais, e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano.

Ideal para aplicações rodoviárias e, futuramente, para aplicações urbanas, o Iveco Eurorider tem capacidade para 51 passageiros sentados, além do motorista, mais 32 em pé. Possui, ainda, chassi flexível, indicado para aplicações variadas, que possibilita mais conforto, resistência, flexibilidade e comodidade aos usuários.

Na Europa, a empresa é líder na produção de veículos a gás e tem cerca de 3 mil ônibus urbanos em circulação naquele continente. A montadora também é destaque na Europa por apresentar a melhor solução híbrida em ônibus urbanos. No setor de ônibus elétricos, a Iveco oferece modelos urbanos de médio porte, já em circulação em diversos países europeus, além dos modelos derivados do Daily, como o Minibus e o CityClass.

Histórico da Iveco em GNV

A Iveco já comercializou mais de 12 mil unidades de veículos com essa aplicabilidade em diversos países. A América do Sul hoje é foco da Iveco na introdução dessa tecnologia. Além do Brasil, com testes de protótipos, a Colômbia e a Venezuela também já possuem caminhões Iveco Daily movidos à GNV. Somente na Venezuela são cerca de 300 unidades. A tecnologia de veículos movidos a gás natural é uma tradição italiana e, desde os anos 80, a montadora deu prioridade em suas pesquisas para a produção de veículos ecológicos. A Iveco é a líder europeia em tecnologia GNV, que se aplica em toda a sua gama de veículos. Desde caminhões e ônibus até veículos comerciais leves projetados para todos os tipos de trabalho e, em particular, para uso urbano.

Além do benefício da redução do custo operacional, os veículos movidos a tecnologia GNV apresentam um nível de ruído de 6 decibéis abaixo do nível emitido pelo mesmo modelo de um veiculo movido a diesel.

F1C GNV

O motor FPT F1C GNV possui quatro cilindros em linha com quatro válvulas por cilindro. Com potência de 100kW a 3.500rpm e torque máximo de 350Nm a 1.500rpm, é usado na Europa em veículos comerciais leves para diversas aplicações urbanas. Uma de suas vantagens é a redução das atividades de manutenção e custos operacionais, pois seus intervalos para a troca de óleo são de até 40.000km.

Ficha Técnica F1C GNV
Cilindrada: 3.0l
Combustível: GNV
Diâmetro x Curso: 96mmx104mm
Taxa de Compressão: 12,5 : 1
Potência máx.: 100kW (136hp) @ 3.500rpm
Torque máx.: 350Nm @ 1.500rpm

NEF 6 GNV

Com seis cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro, o NEF 6 GNV alcança potência máxima de 147kW a 2.700rpm e torque máximo de 650Nm 1.250rpm. Sua aplicação na Europa é em caminhões semipesados, como o Iveco Tector.

Ficha Técnica NEF 6 GNV
Cilindrada: 5.9l
Combustível: GNV
Diâmetro x Curso: 102mmx120mm
Taxa de Compressão: 10,0 : 1
Potência máx.: 147kW (200hp) @ 2.700rpm
Torque máx.: 650Nm @ 1.250rpm

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