Iveco reforça versatilidade nas linhas de caminhões com nova família Stralis

*originalmente publicada no dia 22 de agosto de 2012, às 18:43

por Leandro Tavares,
de São Paulo para o Brasil Caminhoneiro

A Iveco apresentou nesta quarta-feira a a nova gama Stralis, pertencente à Geração Ecoline da companhia. Entre as novidades estão os dois novos motores, incluindo um de 9 litros, que faz sua estreia mundial no Brasil, os quatro anos de garantia oferecidos e um novo serviço de telemetria. O destaque, porém, ficou mais uma vez pela grande versatilidade da linha, dando continuidade ao que foi apresentado pela marca italiana com os modelos Daily e Tector.

Considerando as diferentes motorizações, partindo com os motores de 330 e 360 cv (9 litros), passando por 400 e 440 cv (13 litros) e culminando com 480 cv (13 litros), e as diferentes opções de tração e entre-eixos, são ao todo mais de 60 maneiras diferentes de configurar o Stralis, o que faz o pesado estar apto para as mais diversas aplicações.

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Os novos Iveco Stralis são até 7,5% mais econômicos em consumo de combustível em relação à geração anterior, e a companhia afirma que seus custos de manutenção são até 5% menores que a concorrência em três anos de uso. “Fruto do maior desenvolvimento feito pela Iveco fora da Europa,a nova geração do Iveco Stralis é sinônimo de flexibilidade, versatilidade e confiabilidade”, explica Marco Mazzu, residente da Iveco Latin America. “Com cinco opções de potência, atendemos a todas as demandas do segmento de pesados e extrapesados”, continua ele. “Maior conforto e excelente dirigibilidade melhoram a eficiência”, emenda o presidente, que conclui: “Tudo isso com preços muito competitivos, os menores custos operacionais e garantia de quatro anos, a maior do mercado, uma combinação que faz do novo Iveco Stralis o caminhão que o frotista e o motorista sempre sonharam”.

Novo Stralis possui 66 diferentes configurações

Outra inovação é a transmissão automatizada e de série nos modelos de 13 litros, que trazem também o freio motor mais potente da categoria (415 cv). As versões a partir de 400 cv também trazem freios ABS de série, com ajustador de folga automático e sensor de desgaste das lonas em todos os eixos, transferência de carga para eixo de apoio (na versão 6×2), e tanque alumínio. Por dentro, vem com ar-condicionado, banco do motorista pneumático com ajuste lombar e econômetro integrado ao novo painel de instrumentos. Ainda nos itens de série, a partir do 440 cv, há vidros e espelhos elétricos, coluna de direção pneumática totalmente ajustável, suspensão da cabine pneumática, entre outras novidades de acabamento e conteúdo.

Com o novo Iveco Stralis, a Iveco continua a saga do modelo que já acumula 22 mil unidades vendidas no Brasil desde que foi lançado em 2004 na versão HD. Agora, o plano da marca é ampliar seu market share nos extrapesados, hoje ao redor de 12%, e chegar a 15% em pouco tempo. Isso porque, com cinco faixas de potência, a Iveco poderá atender os grandes transportadores na gama mais alta e especialmente facilitar a entrada dos pequenos frotistas e dos autônomos ao segmento de caminhões pesados que chamamos de “premium”, com cabines mais espaçosas e mais confortáveis nas viagens em estradas. Hoje boa parte dos modelos neste segmento tem cabines menores que a do Stralis.

“Lançamos seis famílias de caminhões entre 2007 e 2011 e já tínhamos a gama de caminhões mais moderna do Brasil”, diz Marco Mazzu. “Agora renovaremos todos os modelos, mais uma vez”. A nova família Stralis é o quarto lançamento da Iveco este ano, depois das apresentações das novas gerações do Daily, Trakker e Tector. “Nossos veículos estão ainda mais confortáveis e robustos, com motores perfeitamente adaptados ao Brasil, com maiores potências, melhor desempenho e com o melhor custo-benefício, além de serem muito mais econômicos e mais amigáveis ao meio ambiente”, diz ele.

Características do Stralis

Os Iveco Stralis com motor FPT Cursor 13 começam com a versão de 400 cv (com 1.900 Nm de torque), oferecida com as trações 4×2 e 6×2. O modelo com 440 cv (e 2.100 Nm de torque) vem nas versões 4×2, 6×2 e 6×4. Já o modelo top de linha, com 480 cv (e 2.250 Nm de torque) está disponível com tração 6×4, orientado para as composições bitrem e rodotrem. Os Iveco Stralis com motor Cursor 9 oferecem 330 cv (1.300 Nm) e 360 cv (1.500 Nm), o maior torque entre os motores de potência similar, ambas nas versões 4×2 e 6×2. Somente em termos de motor e tração são 10 as opções ao cliente. Antes, o Iveco Stralis era disponível em apenas uma opção de entre-eixos: 3.500 mm. Agora estão disponíveis as variações de 3.000 mm e 3.200 mm, para os modelos de 400, 440 e 480 cv, o que multiplica as possibilidades de adequação do produto à operação. Somando versões de motor, tração, transmissão, de entre-eixos e de cabine a Nova Geração Stralis Ecoline pode ser encomendada em 66 opções diferentes.

Todos os modelos usam a confiável transmissão ZF16AS2630 TO, de 16 velocidades, que é automatizada de série a partir dos 400 cv (e opcional para o 360 cv) e cujo acionamento se dá por teclas (D, N, R) no painel, localizadas à direita dos instrumentos, incluindo a tecla ECO da condução econômica. Nas versões 330 e 360 cv, ela é manual (um opcional para os demais modelos) e vem com uma novidade: o sistema “H sobreposto” com gerenciamento eletrônico, que facilita os engates e minimiza erros nas trocas de marchas. Nas versões manuais, manteve-se a exclusiva embreagem Heavy Duty, patenteada mundialmente.

Novo Stralis possui grande espaço dentro da cabina

Além de potentes e econômicos, os novos Stralis possuem o exclusivo freio motor Iveco TurboBrake (NR), que atua no cabeçote, com 415 cv nos motores 13 litros (o mais potente da categoria), que pode chegar a 978 cv com o opcional Intarder, também a maior do mercado para caminhões desta categoria. Nos dois casos, o sistema atua em quatro estágios e é facilmente acionado por uma alavanca do lado direito do volante. Nos motores 9 litros, o freio motor entrega 315 cv.

Dirigir com segurança é também um fator de economia operacional. Por isso, a Iveco dotou a nova família Stralis com freios ABS de série nos modelos 13 litros e nas versões automatizadas. Outra novidade que combina segurança e praticidade é o ajustador automático de folga das lonas de freio, com sensor de desgaste em todos os eixos, de série em todas as versões.

Nas versões 6×2, há o “auxílio de partida”, que por meio de uma tecla no painel levanta o terceiro eixo e faz a transferência de carga para o eixo de tração, o que ajuda nas arrancadas com o caminhão em aclives ou terrenos irregulares. Nas versões 6×4, há o bloqueio de diferencial eletropneumático de série, com proteção de velocidade. Os veículos também tem a opção de serem preparados para a instalação de tomadas de força, dispensando qualquer adaptação de terceiros.

Conforto é outro fator de produtividade, e a ergonomia é o ponto forte da nova geração Stralis. A partir do 440 cv, a suspensão da cabine pneumática, feita por quatro pontos independentes, gera excelente nível de conforto. As cabines podem ser teto alto ou baixo, sempre na versão leito nos modelos 13 litros e, novidade na gama, a cabine curta nas versões 9 litros. Para otimizar o espaço interno, nas versões teto baixo, a cama foi rebaixada em 30 cm, mudança pedida pelos clientes que melhora a mobilidade interna.

O novo acabamento interno é preto, um pedido dos clientes, e inclui tratamento acústico de alta eficiência. Os bancos (com o logo Iveco bordado no encosto) tem suspensão individual pneumática, com exclusivo ajuste lombar no do motorista. A partir do 440 cv o volante possui ajuste pneumático de altura e inclinação. O ar-condicionado é de série a partir da versão de 360 cv. CD player com MP3 vem de série nos modelos 400, 440 e 480 cv, sendo opcional no 330 e no 360 cv. Os retrovisores possuem ajuste e desembaçador elétricos. Luzes de led para leitura e iluminação automática de segurança para acesso à cabina completam o sistema. Há vários porta-objetos de todos os tamanhos e o espaço sob a cama é o maior da categoria. Um box térmico de série a partir do 440 cv fica posicionado sob a cama do motorista, tendo a geladeira como opcional.

O banco possui ajuste de lombar e o volante possui comandos integrados

O volante traz integradas as teclas de comando do computador de bordo e suas várias funções. “Pelo computador de bordo, é possível checar itens como luzes, sistema de freios, sistema elétrico, lubrificantes”, conta Marcello Motta, diretor da Plataforma de Pesados da Iveco. Todos os modelos são equipados com piloto automático. Mudou o desenho do painel de instrumentos, que inclui o econômetro, que indica o consumo instantâneo de combustível e a pressão do turbo, entre elas, indicação do nível do tanque de ARLA 32. Velocímetro, conta-giros e indicadores de nível de combustível e de pressão de óleo são rodeados por uma série de luzes-alerta de fácil compreensão. No contorno desse conjunto de instrumentos, localizam-se as teclas de acionamento dos faróis (baixo, alto, neblina, retroneblina), do piloto automático e do bloqueio diferencial. O novo Stralis vem equipado com tanque de combustível em alumínio – de série – com capacidade de 600 até 900 litros e o tanque de ARLA 32 com capacidades de 55 e 100 litros (essa última em versão opcional).

Como estilo é importante neste segmento, o Iveco Stralis (um dos mais bonitos caminhões de sua categoria) vem equipado com tanque de combustível de alumínio, sendo dois tanques (um de cada lado) nas versões de 440 e 480 cv. Há ainda a impactante opção dos defletores de ar laterais e superior, que aumentam a presença e imponência, ao mesmo tempo em que melhoram a aerodinâmica do veículo.

4 anos de garantia e custos de manutenção até 5% mais baixos

O processo de testes de extrema agressividade usado no desenvolvimento da Nova Geração Ecoline da Iveco estabeleceu um novo padrão de resistência e confiabilidade global dentro da marca. Os caminhões Iveco desenvolvidos no Brasil podem ser considerados os mais resistentes do mundo, pois podem circular em qualquer lugar. Devido às condições locais, o nível de esforço sobre um componente pode ser 20 vezes maior do que o verificado em produtos europeus. Muitas soluções surgidas no trabalho conduzido pelo Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco em Sete Lagoas (MG) acabaram incorporadas pela empresa em outros mercados.

Foram dois anos de desenvolvimento, um milhão de horas/homem de trabalho, uma centena de protótipos e cerca de cinco milhões de quilômetros de testes. Entre as novidades surgidas neste processo, estão uma nova geração de chicotes elétricos de elevado padrão de blindagem contra umidade, poeira e trepidação elevada, reforços gerais de carroçaria, catalizadores para a tecnologia SCR com estrutura mais resistente, nova válvula de freio de serviço e nova válvula (APU) de superior eficiência no tratamento do ar do sistema de freios etc.

Por conta de tudo isso, o novo Iveco Stralis é o único caminhão do mercado com garantia de quatro anos. A garantia é longa porque o produto é extremamente confiável. E o projeto incluiu decisões tecnológicas que diminuem as paradas técnicas de manutenção do produto. Em três anos de uso, com 60 mil km rodados por ano, os custos de manutenção da nova geraçãoIveco Stralis chegam a ser até 5% menores em relação a seus concorrentes diretos.

A manutenção da nova família Stralis é a mais espaçada entre os caminhões pesados e extrapesados. A manutenção inicial para aplicações bitrem e rodotrem, por exemplo, é feita somente aos 30.000 quilômetros, e as revisões periódicas devem acontecer em intervalos de 30.000 quilômetros. Parando menos vezes, amplia-se o tempo produtivo do caminhão. Os novos motores Cursor 9 e Cursor 13 usam óleo sintético com intervalos de troca a cada 80 mil quilômetros, contra os 40 mil quilômetros exigidos pelo óleo mineral. A utilização de óleo sintético na transmissão prevê trocas em intervalos de 360.000 km no uso rodoviário e 180.000 km no uso severo, contra médias muito mais curtas que as da concorrência. Já nos eixos traseiros as trocas são de 240.000 km na aplicação rodoviária e 120.000 km na aplicação severa.

Neste mais novo lançamento da Nova Geração Ecoline, está presente também a garantia da excelência do pós-venda “Em qualquer lugar, na hora que você precisar”, um compromisso da disponibilidade dos serviços Iveco para cada um dos seus clientes. Dentre os programas prestados, destacam-se Top Driver Iveco, a entrega técnica Iveco, o Tele Serviço Iveco e o Iveco Assistance Non-Stop.

Foto: Divulgação/ Iveco

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