Linha Iveco Daily possui novo motor F1C com melhor performance

Uma das principais partes (se não a essencial) de um veículo é o motor. E nesse quesito, a nova linha Iveco Daily trabalhou para apresentar a seus clientes um produto que condiz com as expectativas do mercado: melhor performance e menos emissão de gases poluentes na atmosfera.

Pensando nisso, a FPT Industrial desenvolveu o novo motor F1C com turbo de duplo estágio para equipar a Linha Iveco Daily. O propulsor, produzido na unidade de Sete Lagoas (MG), traz diversas mudanças e inovações tecnológicas. Agora atende aos limites de emissões do Proconve P7 com a adoção do sistema EGR (Recirculação dos Gases de Escape) com gerenciamento totalmente eletrônico pela central de injeção, além de oferecer melhor desempenho, com 10% a mais de potência máxima, e redução de 9% em consumo de combustível.

O sistema EGR reduz a emissão de NOx (óxidos de Nitrogênio) dos gases de exaustão por meio de recirculação de parte deles, direcionando-os novamente para a câmara de combustão. Opós-tratamento dos gases de exaustão com catalisador tipo DOC (catalisador de oxidação de Diesel) e filtro de gases de escapamento DPF (filtro de partículas de Diesel) permite que o material particulado seja filtrado, garantindo uma eficiência de até 99%.

Com quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro, o novo F1C tem como destaque duas turbinas que funcionam em série, conferindo mais elasticidade ao desempenho do motor. Com uma válvula wastegate, a turbina menor funciona todo o tempo. Já a turbina maior passa a atuar quando o motor atinge rotações mais altas, garantindo que seu torque permaneça na faixa máxima por mais tempo (de 1250rpm a 3000rpm).

Pela adoção do novo turbo Dual Stage, foram necessárias algumas alterações. O F1C conta com um novo suporte do motor direito, que oferece alívios para passagem de tubulações de óleo proveniente das turbinas, e um novo cárter, com furos para retorno de óleo.

O novo propulsor também conquistou melhor performance com queima mais eficiente na câmara de combustão. Os resultados foram atingidos graças à nova geometria dos pistões, aos novos injetores de combustível piezométricos, com controle eletrônico e não mais mecânico, até cinco vezes mais rápidos e precisos e ao aumento de 13% na pressão de injeção do sistema Common Rail, que passou de 1.600bar para 1.800bar no novo modelo.

Outra mudança no novo motor F1C Dual Stage é o uso de uma nova central de injeção com interface eletrônica de comunicação (CAN) integrada que oferece uma troca de informações mais eficiente e monitoramento de parâmetros de funcionamento de todo o conjunto veículo/motor. Com a novidade, é possível avaliar, por exemplo, o nível de deterioração do óleo motor pela indicação no painel do veículo.

Em função da adoção do sistema EGR, o F1C possui ainda novos coletores de escape e de aspiração. O propulsor tem também uma polia eletromagnética do ventilador nova, que passou de duas para três velocidades, reduzindo o nível de ruído e melhorando a performance do sistema de refrigeração do veículo.


Foto: Divulgação/FTP

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