MAN lança TGX 29.480 para cobrir demanda em altas potências

Exatos três anos após iniciar as vendas dos veículos TGX com o 29.440 6×4, a MAN Latin America anunciou o lançamento do TGX 29.480, que chega para ser o mais potente da fabricante no mercado brasileiro.

O novo produto amplia a gama de motorização dos modelos da marca, indo dos 150 cavalos de potência até os 480. O TGX 29.480 tem como foco atender à crescente demanda por veículos mais potentes, com torque superior, para sustentar o desempenho do veículo em aclives e aumentar a velocidade média.

Outra característica do modelo é a opção de cabine leito teto baixo, que está disponível para todos os modelos TGX. Já a cabine leito teto baixo assegura uma opção a mais para quem busca mais espaço para carga, com melhor relação custo-benefício. “Nos últimos anos, expandimos de forma significativa nossa oferta de extrapesados”, explica Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America. “Esse modelo 480 cv, nosso caminhão mais potente, é perfeito para longas distâncias e apresenta uma das melhores relações potência versus consumo de combustível do mercado”, garante o executivo.

Com altura interna de 1,66m (28 cm a menos que a versão leito teto alto), a largura interna da cabine com teto baixo é 2,26m e o túnel do motor tem apenas 12 cm de altura, tornando-a uma das mais espaçosas do mercado e com ótima circulação interna. Qualidades essas que também marcam a versão de série, que vem com teto alto, chegando a altura interna de 1,94m.

Configuração ideal para países emergentes

No TGX 29.480, o motor MAN D26 de seis cilindros e 12,4 litros garante um torque de 2.400 Nm numa ampla faixa de rotações, o que proporciona maior capacidade de sustentação da velocidade em rampa e menor necessidade de troca de marchas. A potência máxima é obtida a partir de 1.400 rpm e se mantém constante até a rotação máxima de 1.900 rpm. A transmissão automatizada de série é a MAN TipMatic, de 16 marchas e grande capacidade de torque de entrada.