MAN Latin America terá destaque na IAA 2012 com soluções de transporte sustentáveis

Esta é a quinta vez consecutiva que a MAN Latin America estará na feira e, desde 2008, a montadora brasileira já inclui o tema ambiental na agenda dos debates. Os produtos a serem apresentados este ano, contam com soluções pioneiras de baixo carbono.

Dos três veículos que estarão expostos no estande do Grupo MAN, dois enfatizam especialmente tecnologias sustentáveis. Também estará em evidência a linha 2012 de caminhões e ônibus da montadora, que segue a norma brasileira Proconve P7, equivalente ao Euro 5.

“Entre tantas atrações na feira, tenho convicção que a MAN Latin America estará em posição privilegiada, sobretudo porque apresentaremos soluções de transporte focadas nas economias que mais crescem hoje em todo o mundo. Mostraremos veículos com excelente relação custo-benefício e equipados especialmente com tecnologias desenvolvidas para a realidade de operação nesses países”, destaca Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America e um dos porta-vozes do Grupo MAN em sua tradicional coletiva de imprensa.

A versão apresentada do campeão de vendas VW Constellation 24.280 ADVANTECH virá com sistema híbrido diesel-hidráulico. Com um conceito semelhante ao que é aplicado nos carros de Fórmula 1, o caminhão armazena a energia da frenagem para utilizá-la depois na partida do veículo. Essa tecnologia tem potencial para reduzir em até 15% o consumo de combustível e é ideal para aplicações do tipo anda-para. A MAN Latin America também prevê um menor investimento inicial para aquisição do modelo do que os observados mundialmente em outros tipos de híbridos.

No transporte público, o destaque será o Volksbus 17.280 OT, equipado com tecnologia flex GNV+diesel e com motor traseiro. O ônibus proporciona redução de 20% nas emissões de CO2 e 80% do material particulado. O modelo vai atender ainda às demandas por transporte, de forma eficiente e mais ecológica, na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016.

Ambos os modelos vêm com motores MAN D08 produzidos no Brasil e que equipam 60% da linha Volkswagen. Essa solução economiza peso e espaço no chassi e se destaca pelo baixo consumo de combustível. O motor MAN D08 oferece alto desempenho, mesmo em baixas rotações, além de um baixo nível de ruído e maiores intervalos de manutenção.

Dentro da nova linha que chegou aos frotistas brasileiros no início deste ano, o cavalo-mecânico VW Constellation 26.390 ADVANTECH ficará em evidência. Modelo mais potente do portfólio Volkswagen e com o mais elevado desempenho da série, o caminhão tem menor consumo de combustível, intervalos mais longos de manutenção e maior disponibilidade do veículo, em comparação com seu antecessor.

(EH)

Foto: Ilustração

- Publicidade -