MAN Latin America vence licitações para 5.200 veículos a governo

A MAN Latin America vai fornecer 1.747 caminhões para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e outros 2.603 ônibus para a Secretaria de Educação de São Paulo (Seduc). Os volumes se somam às 860 unidades para o Exército negociadas em agosto passado, totalizando 5.210 unidades. Com as licitações, a fabricante dos veículos comerciais da Volkswagen e da MAN torna-se a maior fornecedora em compras governamentais nesse segmento em 2013.

O setor privado também movimenta a produção da montadora neste último trimestre do ano. A empresa fechou venda de 100 caminhões extrapesados para a Gabardo Transportes, maior frotista de caminhões do Rio Grande do Sul. Os novos modelos Volkswagen com 420 cavalos de potência vão chegar ao mercado na próxima Fenatran e a transportadora já garantiu seu lote.

A grande demanda da indústria de caminhões e ônibus, no entando, ainda vem do setor público. Dentro das licitações para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Equipamentos, órgãos do governo já se configuram como o maior cliente da indústria de caminhões e ônibus do país, aquecendo o mercado. Os veículos são destinados a apoiar o desenvolvimento nacional.

Com implementos de caçamba ou cisterna, os 1.747 caminhões para o MDA atuarão no transporte de água potável, na construção de barreiras e na manutenção de estradas vicinais por onde escoa parte da produção agropecuária do país. As unidades serão distribuídas entre 14 estados brasileiros, do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A entrega de todos os veículos está marcada para até abril de 2014.

Já os 2.603 Volksbus vão transportar estudantes do ensino estadual e municipal da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Os veículos terão algumas configurações específicas para torná-los ainda mais sob medida para a operação. A Seduc poderá encomendar os ônibus escolares pelo prazo de até um ano a partir da assinatura da ata.

- Publicidade -