Anunciado como ponto principal de grandes possibilidades para o Brasil nos mais diversos segmentos, 2014 se mostrou na realidade um ano de muitas dificuldades. No mercado de caminhões não foi diferente. Com 137,1 mil unidades licenciadas ao longo de 12 meses, o ano passado registrou queda de 11,3% em relação à 2013, que teve 154,6 mil unidades vendidas. Os dados são da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Mesmo com tamanha diferença, o comparativo dos meses de dezembro de 2014 e 2013 é um pouco mais animador, porém ainda de retração. Dezembro passado teve 13,7 mil caminhões emplacados, 5% abaixo das 14,4 mil de dezembro de 2013 e 12,6% acima das 12,2 mil unidades vendidas em novembro do ano passado. Com estoques altos devido ao desempenho de 2013, a produção apresentou retração ainda maior. O recuo foi de 25,2% (139,9 mil unidade de 2014 contra 187,1 mil do ano anterior).
O ranking de participação de mercado mais uma vez teve a MAN Latin America na liderança. De acordo com dados da Fenabrave, os caminhões da marca MAN ainda aparecem na lista dos 10 mais vendidos no segmento extrapesado. No entanto, os 923 caminhões emplacados foram suficientes para deixar a empresa com 26,49% do mercado em 2014, 0,37% acima da Mercedes-Benz.
Apesar da recuperação da Ford em relação a 2013, a Volvo conseguiu se manter na terceira colocação da lista de participação de mercado, com 14,40%. A fabricante americana vem porém está bem próxima, com 14,30%. Na sequência estão Scania, com 10,31%, e Iveco, que tem 6,45% do mercado. As outras fabricantes, como Hyundai, Agrale e DAF, entre outras, não chegaram a 1% de vendas.