Mercado de caminhões sofre retração de 3,6% na primeira quinzena de julho, mas segue melhor do que em 2012

por Leandro Tavares,
da redação para o Brasil Caminhoneiro

O mercado de caminhões apresentou leve queda de 3,6% na primeira quinzena de julho em relação ao mesmo período de junho (6.990 unidades contra 7.251). No entanto, 2013 ainda se apresenta como um ano mais favorável para as fabricantes. Na comparação dos primeiros quinze dias de julho deste ano com a primeira quinzena de julho do ano passado, o crescimento é de 28,71% (foram 5.431 veículos emplacados no mesmo período do ano passado). Com isso, o desempenho do acumulado de vendas segue aumentando. Em 2013 foram vendidos até o momento 81.354, número 8,5% melhor que os 74.978 comercializados em 2012.

Na participação de mercado (market share) do período, a MAN Latin America (Volkswagen Caminhões) segue líder, com 26,09% das vendas, somando os modelos Volkswagen e MAN faturados. Na sequência segue a Mercedes-Benz, com 24,91%. A terceira posição agora é da Volvo, que com 15,35% deixou para trás Scania (12,66%), Ford (12,53%) e Iveco (7,07%). Outras marcas respondem por 1,39% do market share.

Nos segmentos, o Volkswagen Delivery 5.150 foi o semi-leve mais vendido, com 86 unidades emplacadas. Em segundo está a Sprinter 515, com 68 faturamentos, e o Iveco Daily 55c17, com 44. Nos leves, o Volkswagen Delivery 8.160 (321) e foi o mais vendido, com 592 unidades. Acccelo 815 (308) e Ford Cargo 816 (303) completam o pódio da categoria.

Nos médios, os três primeiros foram o Volkswagen 13.190, o Mercedes-Benz Atron 1319 e o Ford Cargo 1319 que venderam, respectivamente, 136, 76 e 68 unidades. Nos semipesados, o Volkswagen Constellation 24.280 segue liderando, com 377 vendas, seguido pelo Volvo VM 270 (240) e pelo Ford Cargo 2429 (218).

Por último, no grupo dos pesados, a Scania lidera com 407 unidades do R440 vendidas. Na sequência, dois Volvos: o FH 460 (393) e o FH 540 (198).

Foto: Divulgação

- Publicidade -