Mercedes-Benz inova com impressão de peças em 3D para caminhões

Mais de 100 mil protótipos de peças impressas em 3D são fabricados para as divisões do grupo todo ano

As peças "impressas" são criadas com tecnologia de ponta, baseadas no processo de impressão por sinterização a laser (Foto: divulgação)
As peças “impressas” são criadas com tecnologia de ponta, baseadas no processo de impressão por sinterização a laser (Foto: Divulgação)

A Mercedes-Benz está realizando processos de impressão 3D mais recentes do mercado para fabricação de peças de reposição de plástico como método de produção padrão no setor de Serviços e Peças para os clientes. A partir de setembro, 30 itens poderão ser encomendados e fornecidos ao toque de um botão, a partir da impressora 3D.

Experiência e alta tecnologia 

Hoje, na Daimler, mais de 100 mil protótipos de peças impressas em 3D são fabricados para as divisões do grupo todo ano. “Capas, separadores, capas para molas, dutos de ar e cabos, braçadeiras, suportes e elementos de controle são alguns poucos exemplos da produção econômica de peças da mais alta qualidade que foi possibilitada por meio da impressora 3D” , afirma Andreas Deuschle, chefe de Marketing & Operações da área de Serviços e Peças aos Clientes da divisão Mercedes-Benz Trucks.

Veja também: Ônibus autônomo, Future Bus faz primeira viagem em BRT na Holanda

As peças “impressas” são criadas com tecnologia de ponta, baseadas no processo de impressão por sinterização a laser (Selective Laser Sintering – SLS). Cada peça 3D pode ser encomendada pelo cliente por meio do número do item especial, o qual está registrado nas listas de códigos de encomenda e nos catálogos de peças de reposição da Mercedes-Benz.

Fornecimento 

O desafio destas peças de reposição reside em garantir o fornecimento também para séries de modelos que não são mais produzidos. Isso significa que o portfólio também inclui itens para os quais não há demanda em grande quantidade.

A impressão ocorre dentro de um prazo muito curto após o recebimento da definição do design e encomenda, agilizando consideravelmente a produção e o fornecimento das peças 3D.

Como as peças de reposição podem ainda ser facilmente “reimpressas” mesmo depois de longo prazo, usando dados armazenados e fornecidos, as peças dispensam um sistema de estocagem e armazenagem complexo. Ao mesmo tempo, fica reduzido impacto dos custos, recursos e meio ambiente, pois não há excedentes de materiais, cuja disposição pode ser bastante complexa.

- Publicidade -