Mesmo com queda pelo terceiro mês consecutivo, mercado de caminhões aumenta em setembro diferença para 2012

por Leandro Tavares,
da redação para o Brasil Caminhoneiro

A queda no mercado de caminhões no comparativo mês a mês chegou em setembro ao seu terceiro mês consecutivo. Depois das baixas de cerca de 3% em julho e de 12,6% em agosto, o fechamento apresentou números 3,9% piores do que no mês passado. Setembro teve 12.717 caminhões vendidos, contra 13.235 unidades comercializadas em agosto.

No entanto, apesar do desempenho ser aparentemente pior, a comparação com 2012 segue favorável para a indústria. Confrontando os números de setembro deste ano e do ano passado, o resultado é de crescimento de 48,9% (8.540 veículos foram vendidos em setembro de 2012). Com isso, a diferença do acumulado de vendas dos anos de 2012 e 2013 aumentou de 10% em agosto para 13,6% em setembro (115.097 contra 101.317).

Desta maneira, o número aumenta ainda mais em relação à projeção da Anfavea para o setor. A entidade espera que 2013 termine com aproximadamente 150 mil caminhões vendidos, 8% a mais que os 139 mil vendidos em 2012. Em 2011, melhor ano da história da indústria no Brasil, foram vendidos nos nove primeiros meses do ano 129.901, 12,8% mais do que em 2013.

Na participação de mercado (market share) de setembro, a MAN Latin America é líder, com 25,8% das vendas. A Mercedes-Benz segue próxima, com 25,2% dos caminhões emplacados. A terceira posição é da Volvo (13,7%), seguida de Ford (13,3%), Scania (12,4%) e Iveco (7,1%). Outras marcas respondem por 2,1% do market share.

- Publicidade -