Ministério da Educação contrata Rossetti para fabricação de implementos para laboratórios móveis

Os caminhões baús da Rossetti Equipamentos Rodoviários servirão como laboratórios móveis para os alunos do programa de Ensino à Distância (EAD) do Ministério da Educação. Foram adquiridos 40 caminhões baús de 8 metros, com capacidade para 18 pessoas, para atender mais 75 mil alunos inscritos nos cursos técnicos à distância em institutos federais de educação tecnológica nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O investimento nos equipamentos foi considerado uma opção econômica se comparada ao custo de montagem de laboratórios convencionais, além de facilitar a presença dos estudantes de cursos virtuais em encontros presenciais que ocorrem semanalmente. Nesses encontros, os inscritos poderão utilizar os kits de diferentes disciplinas. Cada maleta contém a programação da aula e componentes para simular o que acontece na indústria, possibilitando aos alunos mais de 30 experimentos ao longo do curso técnico de sua escolha.

Para oferecer uma experiência mais real, os caminhões são equipados pelos institutos com diversas tecnologias, como bancadas de trabalho configuradas de acordo com cada curso, rede de internet sem fio, televisão, armários e ar condicionado. O programa deve formar técnicos de nível médio, com duração de dois anos. O projeto é voltado para os estudantes que já concluíram o ensino médio. As aulas são gratuitas e devem ser mantidas com assistência financeira do MEC.

Além das escolas técnicas, os mesmos implementos da Rossetti servirão para outros programas governamentais da área da saúde, levando consultórios moveis para regiões mais remotas. Já foram feitos protótipos de consultórios odontológicos, oftalmológicos e ginecológicos.

(LT)

Foto: Divulgação

- Publicidade -