Novo motor Cursor 13 movido a gás natural é apresentado na Itália

Motor da FPT Industrial possui 460 cv, sendo o mais potente movido a gás do mercado. Ele pode funcionar com GNC, GNL ou biometano

A FPT Industrial revelou nesta segunda-feira (30 de outubro) o seu mais novo motor a gás natural. O Cursor 13 Natural Gas foi apresentado no evento FPT Tech Day 2017, realizado em Turim, na Itália. É o propulsor a gás natural mais potente disponível no mercado hoje. Ele também é o primeiro motor puramente de gás natural no mercado especialmente desenvolvido para longos percursos.

O Cursor 13 NG oferece até 460 cv a 1.900 rpm e torque de até 2.000 Nm a 1.100 rpm, oferecendo assim até 15% mais de potência e 18% mais torque do que o motor NG de 8,7 litros da FPT Industrial. O Cursor 13 NG pode ser abastecido apenas com gás natural e pode trabalhar em diversas aplicações, uma vez que pode funcionar com GNC (gás natural comprimido), GNL (gás natural liquefeito) e biometano. A solução de biometano é capaz de reduzir os níveis de emissão de CO₂ a quase zero.

Combustão estequiométrica

O novo motor Cursor 13 NG utilizam combustão estequiométrica para gerar energia. Desde 1995, essa foi a tecnologia escolhida pela FPT Industrial, provando ser a única solução viável e econômica disponível hoje para atender aos limites de emissão Euro VI Etapa C.

Graças à combustão estequiométrica, o Cursor 13 NG atende a esse padrão com um catalisador de 3 vias simples e fácil de instalar, sem EGR. O nível de emissão de CO2 do novo motor é significativamente menor (-9%) em relação aos equivalentes a diesel e pode atingir quase zero usando biometano. Ao mesmo tempo, o Cursor 13 NG permite uma redução de 98% de emissões de material particulado (MP) e de 48% de redução de emissão de NOX quando comparadas aos motores a diesel. Além disso, os propulsores a gás natural diminuem a poluição sonora, com um ciclo de combustão mais suave e silencioso (ciclo Otto), em comparação com às motorizações a diesel.

Sustentabilidade

A combustão livre de EGR, os injetores de combustível de múltiplos pontos e os trilhos de combustível garantem ótimo consumo de combustível, chegando a economia de até 40% (dependendo do custo do combustível) em comparação com o motor movido Cursor de 460 cv a diesel. O novo Cursor 13 NG também é confiável tanto em estresse mecânico quanto térmico, graças ao coletor de escape de ferro fundido Nichel-Resist, ao turbocompressor com comporta de descarga de água resfriada e à cabeça de cilindro de ferro de grafite compactado (CGI).

A tecnologia lean da FPT Industrial que evita o diesel e a adoção de Arla 32 oferecem uma solução que permite otimizar a carga útil do caminhão e a disponibilidade de espaço. Esse recurso oferece a possibilidade de montar tanques de combustível mais espaçosos no veículo, ampliando o alcance do trabalho.

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