Durante a IAA 2018 (67º Salão Internacional de Veículos Comerciais) a Scania vai exibir simultaneamente os caminhões híbrido elétrico plug-in (PHEV) baseado na Nova Geração de caminhões e seu “irmão”, o caminhão elétrico híbrido (HEV), ambos com o novo sistema Scania Zone.

Ambos já estão em conformidade com as regulamentações de velocidade e emissões de ruídos de determinadas zonas sensíveis na Europa. A feira será realizada em Hannover, Alemanha, de 20 a 27 de setembro. “A Scania continua em seu caminho para a mobilidade ideal com a abordagem “aqui e agora”, oferecendo soluções com as capacidades necessárias para apoiar os clientes do segmento urbano para um caminho mais sustentável, desde o primeiro dia de operação”, comenta Maria Johansson, diretora de Produto na divisão global de Caminhões Urbanos da Scania. “Vamos lançar primeiramente a versão HEV (veículo elétrico híbrido), com encomendas a partir de novembro de 2018 e a PHEV (veículo híbrido plug-in) chegará em 2019”.

Os novos caminhões híbridos são equipados com os motores Scania DC09, de 5 cilindros em linha, que poderão utilizar o HVO (óleo vegetal tratado com hidrocarbonetos) ou diesel, trabalhando em paralelo com a máquina elétrica gerando 130kW (177hp) de potência e 1,050Nm. A janela de energia da bateria recarregável de lítio está definida para 7,4 kWh, garantindo uma longa duração. Os caminhões poderão ser dirigidos no modo totalmente elétrico, sem qualquer suporte do motor a combustão, graças aos auxiliares elétricos para direção e suprimento de ar de freio.

“Nos dias de hoje, os caminhões urbanos híbridos são considerados o estado da arte em termos de economia total, disponibilidade e sustentabilidade na operação”, conta Johansson. “Combinado com o HVO trará a redução de CO2 de até 92% ao mesmo tempo em que oferece produtividade nas áreas urbanas em constante expansão. Neste cenário, os motoristas enfrentam desafios como segurança, demandas ambientais e congestionamentos”.

Caminhões híbridos

Os primeiros veículos HEV foram baseados nos pioneiros caminhões da geração Scania P G R. A seguir uma pequena entrevista com Jesper Brauer, gerente de Produto na divisão global de Caminhões Urbanos Scania. Nela, o executivo comenta mais detalhadamente sobre as soluções e intenções do novo híbrido, baseado na Nova Geração de caminhões da marca.

Os novos veículos híbridos Scania podem operar diariamente, desafiando ambientes urbanos, com o mesmo tempo de atividade e necessidade previsível de manutenção, que os caminhões Scania convencionais. Mas quando adicionamos o elétrico, com emissões zero de escapamento, se transformam em uma ferramenta que dispõe uma solução de transporte sustentável sem precedentes, única. Sua poderosa máquina elétrica e uma faixa operacional útil de 10 km, no modo elétrico, apresentam um mundo de oportunidades.

Os caminhões de distribuição, assim como os urbanos de construção-civil, terão a chance de realizar tarefas nas cidades no período noturno em áreas sensíveis, que durante o dia são muito congestionadas. Com emissões de zero poluentes e ruídos abaixo de 72 dB(A), o que se tornou de fato um padrão, baseado na PIEK, regulamentação de emissões de ruídos, estabelecida na Holanda.

As novas opções de caminhões PHEV (plug-in) poderão iniciar seu trabalho com a bateria totalmente cheia. O recarregamento complementar será realizado durante as paradas do motorista para coletar ou descarregar a carga transportada ou até mesmo no seu descanso. O carregamento de 22 kW de energia levará cerca de 20 minutos com um suprimento regular de carga. Resultado: maior economia de combustível.

- Publicidade -