Os 10 mandamentos para o bom desempenho do pneu

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Os pneus exercem influência direta em todo o comportamento dinâmico de um carro. Pensando nisso, e com o objetivo de preservar a durabilidade desse item tão importante, a Bridgestone criou um manual em forma de websérie com 10 dicas que ajudarão diretamente na performance e segurança do veículo.

“As boas condições dos pneus proporcionam o aproveitamento total dos sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem, trazendo assim maior segurança ao motorista e aos passageiros. Por esses motivos, criamos os dez mandamentos para o bom desempenho do pneu”, diz José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone.

Conheça os dez mandamentos para o bom desempenho do pneu:

1 – Calibrar os pneus semanalmente de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo.

2 – Fazer o rodízio dos pneus: Veículos com pneus radiais a cada oito mil quilômetros rodados e veículos com pneus diagonais a cada cinco mil quilômetros.

3 – Evitar sobrecarga no veículo: Excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de danos ou de alterações estruturais.

4 – Fazer a manutenção preventiva de todo o veículo: Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus.

5 – Utilizar as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do veículo. As partes do carro foram projetadas para interagirem de forma equilibrada. A utilização de pneus e rodas diferentes altera este equilíbrio.

6 – Alinhar a suspensão e balancear os pneus sempre que o veículo sofrer impactos fortes, na troca de pneus, quando os pneus apresentarem desgastes irregulares, ao serem substituídos componentes da suspensão, quando o veículo estiver “puxando” para um lado ou a cada dez mil quilômetros.

7 – Utilizar o pneu indicado para cada tipo de solo. Rodar na cidade com um pneu destinado ao uso em terra (fora de estrada) provocará perdas no consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade das peças do veículo.

8 – Observar periodicamente o indicador de desgaste da rodagem (TWI). Este indicador, existente em todo pneu, mostra o momento certo para se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu careca. O limite de profundidade do sulco do pneu é de 1,6 milímetros.

9 – Não permitir o contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes. Estes produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas.

10 – Evitar a direção agressiva, com freadas fortes e mudanças bruscas de direção. Nunca ignore a existência de lombadas, buracos e imperfeições de piso.

Os vídeos podem ser vistos no canal da marca no YouTube.

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