A Scania anuncia a venda dos seus primeiros oito caminhões blindados no Brasil. Empresa de segurança privada presente em todo território nacional, a Prosegur adquiriu os veículos apostando no segmento de cargas especiais com alto valor agregado. Com os novos caminhões, a Prosegur aumenta para 27 sua frota destinada a esse tipo de transporte.
Os modelos Scania escolhidos foram dois cavalos mecânicos P 310 4×2 e seis semipesados P 310 6×2. Todos os veículos da Prosegur são blindados com tecnologia embarcada de segurança avançada com GPS, sistema de videomonitoramento, botão de pânico, fechadura randômica, sensores de portas e sirenes.
“São os primeiros caminhões blindados da história da Scania no Brasil. Estamos muito satisfeitos por ter vencido essa concorrência, oferecendo nossas soluções para uma empresa da importância da Prosegur”, afirma Victor Carvalho, diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil.
A ampliação na frota vem atender a um crescimento na demanda pelo serviço de transporte de cargas especiais, oferecido pela Prosegur desde 2011, quando montou uma solução que reunisse todas as fases da operação em um único fornecedor. A frota está preparada para transportar desde cargas com alto valor como joias, relógios, papel-moeda, barras de ouro, até itens com alto índice ou risco de sinistralidade, como eletroeletrônicos, celulares, medicamentos, cigarros, microprocessadores, cartões telefônicos, entre outros.
A área especial para atender a esses clientes foi criada após a publicação da Portaria 781/2010, que regulamenta esse tipo de transporte pelas empresas de segurança. Desde que foi iniciado, o departamento de cargas especiais da Prosegur teve crescimento de 320% no número de clientes, e de 418% em faturamento nesse setor.
De acordo com Alessandro Abrahão, diretor-geral de Logística de Valores da Prosegur no Brasil, são vários os fatores que aumentam a procura pelo transporte de cargas especiais. Um deles é a expressiva e crescente participação do modal rodoviário no transporte de cargas no Brasil, que atingiu 59% em 2014. Apesar de ser um modal importante para o transporte de cargas, a rodovia apresenta maior vulnerabilidade a ataques e roubos, com os criminosos agindo cada vez mais de maneira ostensiva e equipada.
A estimativa da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística indica que o Brasil chega a perder por ano cerca de R$ 1 bilhão com o roubo de cargas. Somente em 2014, foram registrados 17,5 mil roubos, número 42% maior do que em 2010 (12,3 mil). “Nesse contexto, cresce a necessidade de uma solução que ultrapasse a expectativa do serviço convencional, oferecendo itens de segurança que dificultem a ação criminal”, ressalta o diretor da Prosegur.