Rali Dakar vira o novo campo de provas dos caminhões Iveco

Desenvolvido para o serviço pesado nas áreas de construção e mineração e construído no Brasil (os campeões em Carros e Motos são importados), o Iveco Trakker agora tem um novo campo de provas: as pistas de Rali. E o batismo desse novo desafio não poderia ter sido melhor: no último domingo, o veículo foi o campeão da edição 2012 do Rali Dakar, um dos mais difíceis do planeta.

Trakker superando uma das inúmeras dunas de areia do Dakar

Produzido na fábrica da Iveco em Sete Lagoas/MG, o Trakker já nasceu off-road para operações severas no transporte de cana-de-açúcar e madeira. Por sua robustez (as longarinas têm aço especial), tornou-se o veículo base para os caminhões de competição da equipe Iveco-De Rooy. E muitas das tecnologias aplicadas no Rali acabarão aprimorando os produtos de série da fabricante italiana.

Powerstar: "Bicudo" campeão é produzido e vendido na Austrália

“Ao final de uma competição como esta, fazemos um levantamento de todas as peças especiais e seu desempenho durante a prova, que é de uma severidade acima do imaginável. Depois, verificamos quais podem ser aplicadas nos modelos de rua“, explica um dos responsáveis pela preparação dos Trakker, o engenheiro e piloto da Iveco, Giuseppe Simonato.

A equipe De Rooy venceu com o piloto holandês Gerard De Rooy dirigindo um Powerstar Iveco, um “bicudo” produzido e vendido na Austrália. O caminhão foi equipado com um motor FPT Cursor 13, com mais de 900 cavalos de potência, e peças Magneti Marelli. Os outros pilotos da equipe, Stacey e Biasion, competiram com dois Iveco Trakker, equipados com o mesmo motor.

Fotos: Divulgação Iveco

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