Desenvolvido para o serviço pesado nas áreas de construção e mineração e construído no Brasil (os campeões em Carros e Motos são importados), o Iveco Trakker agora tem um novo campo de provas: as pistas de Rali. E o batismo desse novo desafio não poderia ter sido melhor: no último domingo, o veículo foi o campeão da edição 2012 do Rali Dakar, um dos mais difíceis do planeta.
Produzido na fábrica da Iveco em Sete Lagoas/MG, o Trakker já nasceu off-road para operações severas no transporte de cana-de-açúcar e madeira. Por sua robustez (as longarinas têm aço especial), tornou-se o veículo base para os caminhões de competição da equipe Iveco-De Rooy. E muitas das tecnologias aplicadas no Rali acabarão aprimorando os produtos de série da fabricante italiana.
“Ao final de uma competição como esta, fazemos um levantamento de todas as peças especiais e seu desempenho durante a prova, que é de uma severidade acima do imaginável. Depois, verificamos quais podem ser aplicadas nos modelos de rua“, explica um dos responsáveis pela preparação dos Trakker, o engenheiro e piloto da Iveco, Giuseppe Simonato.
A equipe De Rooy venceu com o piloto holandês Gerard De Rooy dirigindo um Powerstar Iveco, um “bicudo” produzido e vendido na Austrália. O caminhão foi equipado com um motor FPT Cursor 13, com mais de 900 cavalos de potência, e peças Magneti Marelli. Os outros pilotos da equipe, Stacey e Biasion, competiram com dois Iveco Trakker, equipados com o mesmo motor.
Fotos: Divulgação Iveco