Scania lança no Brasil sexta edição de concurso que pretende valorizar a profissão de caminhoneiro

Por Mauro Cassane,
Editor-chefe do Portal.

Começam hoje e vai até o dia 26 de julho inscrições para a quarta edição da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, ação organizada pela Scania, que tem por objetivos avaliar as habilidades dos profissionais da estrada do País. É possível fazer a inscrição em diversos pontos, inclusive na rede de concessionárias da marca. Os interessados em participar podem procurar no site www.melhormotorista.com.br o local mais próximo para se inscrever.

Criada em 2003, na Suécia, a competição “Melhor Motorista de Caminhão” já recebeu mais de 100 mil inscrições em todas as suas edições e o campeão de participação é o Brasil (com 60 mil participantes). No Brasil esta prova da Scania existe desde 2005. O critério de avaliação dos motoristas envolve uma prova teórica, a ser entregue no ato da inscrição, e provas práticas divididas em 24 etapas regionais. Serão classificados 24 motoristas, para disputar o título de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil na grande final, no período de 25 a 27 de outubro, em São Paulo.

As provas foram elaboradas para se aproximar o máximo possível do dia a dia dos condutores, com simulação de manobras e outras situações comuns ao volante. Em 2010, a ação mundial recebeu 45 mil inscrições, oriundas de 35 países. Só no Brasil, a competição contou com mais de 28 mil condutores, o novo recorde de um país no número de registros. Na edição global 2012, haverá a participação de 39 países dos cinco continentes.

“A Scania quer valorizar cada vez mais a profissão de motorista de caminhão dando suporte para que os profissionais se desenvolvam e se atualizem tanto na questão profissional quanto na social”, afirma Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania do Brasil. “Além disso, contribuiremos para conscientizar o setor de transportes sobre a importância do treinamento para atingir resultados, como segurança nas estradas e a rentabilidade nos negócios”, completa o executivo.

De acordo com Leoncini, como o Brasil é o maior mercado do mundo para a marca, é possível que nesta sexta edição da competição os motoristas brasileiros sejam novamente maioria. “Acreditamos que vamos chegar novamente bem perto de 30 mil participantes no País”. Embora as ações regionais aconteçam aos finais de semana nas revendas da marca, Leoncini faz questão de frisar que não serão realizadas ações comerciais durante os eventos

“O motorista que tiver interesse na competição deve possuir carteira de habilitação categoria E, necessita preencher um formulário, além de responder a um questionário no ato da inscrição. Os participantes serão avaliados por meio de provas teóricas e práticas que abordarão temas relacionados à legislação, preocupação ambiental e à condução responsável, defensiva e econômica”, explica Rodrigo Machado, coordenador da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”.

Lançamento da competição aconteceu nesta terça-feira

Etapas – A edição 2012 será organizada em três etapas com 24 fases regionais em 12 cidades diferentes. Os locais para a realização das finais regionais são respectivamente: Sorocaba, SP (28 e 29 de julho), Ponta Grossa, PR (04 e 05 de agosto), Eldorado do Sul, RS (11 e 12 de agosto), Londrina, PR (18 e 19 de agosto), Sumaré, SP (25 e 26 de agosto), Guarulhos, SP (01 e 02 de setembro), Rio de Janeiro (08 e 09 de setembro), Contagem, MG (15 e 16 de setembro), Vitória da Conquista, BA (22 e 23 de setembro), Jaboatão dos Guararapes, PE (29 e 30 de setembro), Marituba, PA (05 e 06 de outubro) e Rondonópolis, MT (20 e 21 de outubro).

A primeira etapa, válida pelo período de inscrição (07 de maio a 26 de julho), servirá para o motorista entregar sua ficha e a prova teórica, formada por questões de múltipla escolha e dissertativas, envolvendo os temas como direção, segurança, equipamentos e legislação. No ato da inscrição, o participante receberá um folheto educacional de conteúdo que reforça os temas da prova, além de condução eficaz, economia de combustível, manutenção preventiva e preservação do meio ambiente.

Na ficha, o condutor apontará dentre os locais pré-estabelecidos onde pretende realizar as provas da segunda etapa, caso seja aprovado na primeira fase. O motorista poderá entregar a ficha e o gabarito do teste em qualquer uma das concessionárias da marca ou em postos credenciados (veja a relação no site oficial da competição).

Na primeira fase serão classificados os 80 melhores motoristas, por região, num total de 960 escolhidos que disputarão na segunda etapa do concurso as chamadas “finais regionais”. De acordo com o regulamento, a pontuação mínima de aprovação para a segunda fase será de 12 pontos. Em caso de igualdade, o critério de desempate será a questão dissertativa “o que você pode fazer no seu dia a dia como motorista para ajudar a diminuir a emissão de poluentes na atmosfera?”; num último recurso, a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação selecionará o classificado.

A segunda fase, disputada de 28 de julho a 21 de outubro, ocorrerá em 12 finais de semana, uma em cada região pré-estabelecida, sendo uma prova por dia (sábado e domingo), em total de 24. Cada regional contará com 40 motoristas, que passarão por novas provas teóricas e por provas práticas.

Vinte e quatro motoristas estarão na final nacional, que será disputada no período de 25 a 27 de outubro, em São Paulo, em que os finalistas serão desafiados, novamente, por novas provas teóricas e práticas.

Premiação – A Scania e o Sest-Senat disponibilizarão a todos os inscritos na competição, um curso online com o tema “Atendimento Eficaz”, totalmente gratuito. O vencedor da competição receberá um pacote de prêmios, no valor de R$ 30 mil, distribuído em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Além disso, ganhará seis mil reais em dinheiro e uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia.

O segundo colocado ganhará uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil, além de um jogo de pneus Pirelli com seis unidades, uma jaqueta personalizada Sest Senat e três mil e quinhentos reais em dinheiro. Para o terceiro colocado, são oferecidos uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil, uma jaqueta personalizada Sest Senat e dois mil e quinhentos reais em dinheiro. Todos os 24 finalistas ganharão o Treinamento de Motoristas Scania ‘Master Driver’, de 40 horas.

A quarta edição da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” conta com o patrocínio do Scania Banco, Pirelli, Sest Senat, Shell Brasil, Noma do Brasil, Rede Graal e Vale.

Fotos: Mauro Cassane

- Publicidade -