Sem muitas novidades por fora, mas muita coisa nova por dentro

Por Mauro Cassane

Quem esperava de uma nova linha uma nova cara pode se desapontar com os novos caminhões Volkswagen Advantech. Por fora, salvo um ou outro retoque de design na grade dianteira, continua tudo igual. As mudanças, contudo, são mais para se sentir do que para se ver. É, em tese, o que se espera destas máquinas de transportar.

O conceito ADVANTECH traz para as linhas Delivery, Worker e Constellation inúmeras inovações técnicas que asseguram aumento da vida da embreagem, redução do consumo de combustível e segurança na condução do veículo.

As três linhas receberam paineis mais modernos, com computador de bordo, indicador de marchas, limitador de rotação do motor, inibidor de partida do veículo em marchas diferentes de “primeira” e “ré”, e indicador de restrição do filtro de combustível.

As cabines ganharam novas cores e um visual mais moderno e aerodinâmico. Além disso, as novas cores internas e tecidos mais resistentes garantem maior conforto ao motorista, tornando o ambiente visualmente mais agradável.

Os modelos dotados com sistema de freio pneumático serão equipados com filtro coalescente (novo sistema mais eficiente do que os filtros tradicionais na remoção de água do ar) de série, o que se traduz em menores custos de manutenção, devido ao aumento da vida útil dos componentes de freio.

Para cumprir as exigências do PROCONVE P-7, o foco é no desenvolvimento de sistemas de tratamento dos gases de escape. Esses sistemas permitem reduzir significativamente as emissões de poluentes para os veículos com motores de ciclo diesel. Existem dois tipos de tecnologia disponíveis: o SCR – Selective Catalyst Reduction (Redução Catalítica Seletiva) e o EGR – Exhaust Gas Recirculation (Recirculação de Gases de Exaustão).

Pela primeira vez na América do Sul, os caminhões da marca Volkswagen recebem motorização MAN, já fabricada no Brasil graças a uma parceria com a MWM International. Bem conhecidos dos europeus, os motores MAN D08 de quatro e seis cilindros são dotados de tecnologia EGR de pós-tratamento de emissões (não precisam de ARLA 32).

Os novos motores Cummins ISF de quatro cilindros e ISL de seis cilindros com tecnologia SCR, de pós tratamento de emissões com uso de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo), complementam a oferta da nova tecnologia Euro 5 aos consumidores.

Foto: Divulgação MAN

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