Trânsito continua sendo a principal causa de morte acidental de crianças no Brasil

Criança Segura apresenta dados sobre esse tipo de acidente

No Brasil, o trânsito é a principal causa de morte acidental de crianças e adolescentes com idade de zero a 14 anos. (Foto: Shutterstock)
No Brasil, o trânsito é a principal causa de morte acidental de crianças e adolescentes entre zero e 14 anos. (Foto: Shutterstock)

Acidentes de trânsito são considerados uma epidemia global, pois todos os anos matam cerca de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a ONU. As crianças fazem parte de um dos grupos mais vulneráveis a esse tipo de acidente, pois seus corpos são mais frágeis e elas ainda não sabem reconhecer o perigo e nem avaliar corretamente a distância e velocidade de um veículo em movimento.

No Brasil, o trânsito é a principal causa de morte acidental de crianças e adolescentes com idade de zero a 14 anos. Segundo a Criança Segura, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, dedicada à prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos, em 2014, 1.654 crianças dessa faixa etária morreram no país vítimas de acidentes de trânsito. Desse total, 34% eram passageiras de veículos, 29% eram pedestres, 11% estavam em motocicletas, 6% eram ciclistas e 20% dos casos entraram na categoria “outros”.

Em relação a internações, em 2015, 12.979 crianças foram internadas devido a acidentes de trânsito, sendo 34% pedestres, 26% em acidentes de moto, 19% na condição de ciclista, 8% como ocupante de veículos e 13% das ocorrências estão na categoria “outros”.

Os dados demonstram, ainda, que não é só dentro de um veículo que a criança corre perigo. Nas ruas, enquanto vai e volta da escola ou joga bola, por exemplo, muitos acidentes podem acontecer. Para evitar que as crianças sejam atropeladas, é preciso que os adultos estejam sempre atentos ao dirigir, que respeitem a velocidade limite e as regras de trânsito. As crianças também podem aprender sobre comportamento seguro de pedestre, principalmente através do exemplo, mas até os 10 anos de idade elas ainda não possuem todas as capacidades necessárias para poderem andar nas ruas sozinhas.

Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada no Brasil entre os dias 18 a 25 de setembro. O tema deste ano é “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro” e seu objetivo é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros ou condutores.

- Publicidade -