Venda de caminhões desaba 61% em novembro na comparação com 2014

 

Malagrine

Três dias depois da divulgação do PIB do terceiro trimestre pelo IBGE, indicando queda de 1,7% na atividade econômica do país em relação aos três meses anteriores, a Anfavea soltou sua Carta com os dados da produção e licenciamento de autoveículos, máquinas agrícolas e rodoviárias.

E como era de se esperar os números não são nada animadores, ainda mais no segmento de caminhões. No mês de novembro, foram licenciados 4.735 caminhões, queda de 61% na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram vendidas 12.153 unidades. Ante outubro deste ano, quando foram licenciados 5.778 veículos, a retração foi de 18,1%.

No acumulado do ano, foram licenciados 66.037 veículos, queda de 46,5% em relação a igual período de 2014, quando foram licenciados 123.371 unidades. Os números se referem às vendas de veículos semileves, leves, médios, semipesados e pesados.

Segundo o vice-presidente da Anfavea Luiz Carlos Gomes de Moares, o anúncio do encerramento das operações do PSI Finame pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) e a posterior reabertura da linha de financiamento pelo governo provocaram uma turbulência no mercado, causando um impacto negativo nos números de novembro e muito provavelmente nos de dezembro também.

“Pelo terceiro ano consecutivo nós temos mudanças da regra que surpreendem o mercado e só criam mais confusão e mais adiamento de compras”, afirmou.

“E quando afeta caminhão, afeta implemento, afeta ônibus, afeta carrocerias, afeta rede de concessionários, afeta os bancos (…) e no final do dia o governo vai recolher menos ICMS, menos PIS/Cofins, menos IPVA, no final de tudo, todos saímos perdendo com essa confusão.”

Segundo o executivo, a única notícia positiva para o setor foi a volta do financiamento TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) em substituição ao Finame PSI, que se encerrou em novembro.

Fenatran

Segundo o presidente da Anfavea, Luiz Moan, não há ainda uma estimativa sobre o impacto da Fenatran nos números de novembro pois boa parte das vendas foram realizadas numa expectativa do Finame TJLP. “No próximo mês nós vamos ter o diagnóstico exato, temos que aguardar um pouco para ver os reflexos.”

As vendas de novembro/15 em números

A MAN Latin America foi a fabricante com mais licenciamentos no mês (1.393), seguida por Mercedes-Benz (1.325), Ford (713), Volvo (559), Scania (386), Iveco (253) e DAF (35).

- Publicidade -