por Leandro Tavares,
da redação para o Brasil Caminhoneiro
Pelo segundo mês consecutivo o mercado de caminhões apresentou queda. Após cair cerca de 3% em julho, o setor teve baixa de 12,6% nas vendas em agosto na comparação com o mês anterior. De acordo com dados da Anfavea, o oitavo mês do ano teve 13.235 unidades comercializadas, contra 15.144. Houve, no entanto, crescimento de 15,5% em relação ao mesmo período de 2012.
Este desempenho ajuda a manter o crescimento do acumulado de 2013 acima de 10% (mais precisamente, 10,4%) em relação ao ano passado, sendo que nesse ano foram vendidos 102.380 unidades nos primeiros oito meses do ano, contra 92.777 faturados em 2012.
O número é melhor do que a projeção da Anfavea para o setor. A entidade espera que 2013 termine com aproximadamente 150 mil caminhões vendidos, 8% a mais que os 139 mil vendidos em 2012.
Na participação de mercado (market share) de agosto, a MAN Latin America é líder, com 26,24% das vendas. A Mercedes-Benz segue próxima, com exatos 25% dos caminhões emplacados. A terceira posição ficou com a Volvo (15,42%), seguida de Ford (14,14%), Scania (8,7%) e Iveco (8,09%). Outras marcas respondem por 2,41% do market share.