6º Rally Barretos acaba com novos e consagrados campeões

O 6º Rally Barretos abriu neste fim de semana a temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country já com muitas emoções na pista. Em mais de 300 quilômetros de disputas, novos e velhos campeão foram consagrados ao fim da competição neste domingo.

André Sawaya e Claudio Mifano, que estrearam nas posições de piloto e navegador, foram os vencedores na categoria carro. “Foi a primeira vez que pilotei. Antes eu apenas navegava para o meu pai”, contou Sawaya. “Decidimos competir em Barretos em cima da hora, peguei a picape e treinei apenas duas semanas. Por isso, jamais poderia imaginar que o resultado seria este. Estamos muito felizes”, completou. Nos dois dias de prova, a dupla foi a mais rápida com o tempo de 03h45min40s.

Riamburgo Ximenes e Flávio França ficaram em segundo lugar, embora tenham sido os melhores do domingo. “Tivemos uma tocada limpa, técnica e eficiente, focados na vitória. Antes de largar hoje, determinamos até o tempo que queríamos obter, e assim fizemos”, disse com consciência Ximenes.

Entre os caminhões, a estreia de Fernando Birchal e Leonardo Magalhaes foi a melhor possível. Eles atingiram a marca de 05h22min25s, entre os Caminhões Leves. “Gostei demais do rali. No começo estava um pouco inseguro, pegando a manha da pilotagem do caminhão. Mas, fui aprendendo a lidar com as retomadas do motor e pegar velocidade”, avaliou.

Situação oposta viveu a Salvini Racing, que saiu vitoriosa do Rally Barretos pela quinta vez consecutiva. “Depois que cruzamos a linha de chegada sentimos um profundo alívio. É a sensação de missão cumprida e de aproveitar com sabedoria a oportunidade de conquistar importantes pontos para o certame”, declarou Salvini, que compete ao lado do navegador Flávio Bisi e do copiloto Fernando Chwaigert.

Régis Braga e Rogério Almeida, equipe Bahia Rally, foram os campeões da categoria Super Production. A dupla fechou os dois dias de provas com tempo acumulado de 04h05min08seg da categoria, ficando assim, também com a 5ª posição na geral dos Carros.

Segundo Régis, o carro da dupla foi perfeito na segunda disputa da prova paulista. “A etapa deste domingo foi espetacular, bastante técnica e rápida. Conseguimos imprimir um ritmo mais forte e aumentamos a nossa agressividade na pilotagem. Não cometemos erros e o carro não sofreu nenhum arranhão. Estou muito feliz com o resultado, hoje passei as lombas sem dores nas costas e andamos com divertimento. Conseguimos baixar nossos tempos com relação a etapa de ontem e o objetivo alcançado”, comemora o piloto baiano.

O piloto já tem estratégia definida para o calendário da temporada. “Nosso trabalho é voltado para sempre completar as provas, visando o maior número de pontos na classificação do campeonato. Em Barretos nos despedimos do nosso Mitsubishi L200 RS e na próxima etapa (RN 1500) em Natal estaremos com novidades”, revelou o piloto.

Em terceiro lugar nesta categoria ficaram a piloto Helena Deyama e a navegadora Josi Koerich, que provaram que o rali não é um esporte só para os homens. “Fizemos uma especial excelente, super prazerosa. Já entrei para a disputa com ritmo bom, adaptada a temperatura que esteve mais alta do que no primeiro dia. O conjunto, concentração, preparo físico, entrosamento cem por cento depois da troca de informações que fizemos entre piloto e navegador, corrigimos alguns pontos que nos deu a compensação de missão bem cumprida”, contou a determinada, piloto Helena.

O Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country voltará em abril, entre os dias 11 e 15, com a disputa do 15º RN 1500, que terá largada fora de Parnamirim, município que faz parte da região metropolitana de Natal (RN).

Resultados do IV Rally de Barretos:

Carros
1º André Sawaya/Claudio Mifano, 03h45min40s
2º Riamburgo Ximenes/Flávio França, 03h48min33s
3º Marcos Moraes/Fábio Pedroso, 03h51min50s
4º José Hélio/Eduardo Sachs, 03h52min40s
5º Régis Braga/Rogério Almeida, 04h05min08

Super Production
1º Régis Braga/Rogério Almeida, 04h05min08
2º Gunter Hinkelmann/Joaquim Bicudo, 04h07min16
3º Helena Deyama/Joseane Koerich, 04h11min59
4º Marcelo Marchese Damini/Minae Miyauti, 04h15min52
5º Helena Soares/Gislaine Tortelli, 04h17min41

Caminhões
1º Guido Salvini/Flávio Bisi/Fernando Chwaigert, 04h58min57s
2º Fernando Birchal/Leonardo Magalhães, 05h22min25s

Fotos: Márcio Machado, Gustavo Epifanio e Doni Castilho/DFOTOS